Após o cadastro atualizado, pode integrar os lançamentos de Adição e/ou Exclusão da contabilidade para o LALUR (caso tenha e se as contas forem marcadas como Conta LALUR. Se for levar apenas o lucro/prejuízo da DRE, pule essa parte).
No Módulo LALUR, acesse o "Menu Arquivos > Plano Contábil", localize a/as conta(s) que possuem lançamentos na contabilidade, que pro LALUR sejam: Adições/Exclusões e marque o campo: Conta LALUR para Adição ou Exclusão e IRPJ e CSLL, conforme a imagem:
No Módulo LALUR, "Menu Arquivos > Cadastro de Históricos da Parte A", veja se tem pelo menos um histórico para cada tipo de digitação: Adição, Exclusão e Compensação (caso não haja, crie-os).
Atenção: o Histórico: H001 Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido, já vem cadastrado no sistema e não pode ser excluído, ele será utilizado automaticamente na Digitação Parte A, ao apurar a CSLL e confirmar para adicionar o valor ao cálculo do IRPJ.
No "Menu Arquivos > Configurar Integração", informe os históricos criados no cadastro de Históricos da Parte A, que será padrão para os lançamentos vindos da contabilidade, como Adição e Exclusão.
Caso tenha grupos específicos no plano de contas para Despesas Indedutíveis, Custos Indedutíveis e Receitas Dedutíveis, pode informa-los na mesma tela, assim todas as contas dentro dos grupos selecionados, ficarão com a opção: Conta LALUR marcada no plano de contas e, terão seus lançamentos integrados da contabilidade para a Digitação da Parte A.
Atenção: Os Grupos de Adições e Grupo de Exclusões, só devem ser informados se realmente tiver essa separação no plano de contas.
No "Menu Arquivos > Cadastro de Saldos Iniciais da Parte B", esta tela será utilizada sempre ativando a empresa no Mês 01.
Em casos de Prejuízos Anteriores e/ou Prejuízos no Ano Atual, para informar manualmente, na conta de Prejuízos que tiver configurada na Aba 4 de Configurações do Plano de Contas, o Prejuízo do ano imediatamente anterior (se tiver), colocando para esse caso no campo Dt. Final, o último dia do ano anterior, por exemplo: 31/12/2020. (se não houve prejuízo anterior, pule essa parte).
Se teve Prejuízo no Ano Base (atual), crie um novo lançamento com saldo 0,00 em uma outra conta prejuízo, conta esta que não deve ter saldos/valores e é utilizada exclusivamente para essa situação, nessa tela. No campo Dt. Final deve ser preenchido para esse caso, o primeiro dia do ano base, por exemplo: 01/01/2022.
Veja na tela abaixo a simulação dos dois lançamentos, Prejuízo Acumulado e Saldo Zero do Ano Base:
Atenção: Para maior detalhamento da tela acima e detalhamento dos lançamentos que ela recebe, acesse a FAQ: ECF - Registro M010 - LALUR (Saldos Iniciais da parte B).
Acesse o "Menu Movimentos > Digitação Parte A > Digitação Parte A" e confirme a mensagem para Integrar os Movimentos caso ela apareça. Após isso, clicar no botão Atualizar Integração e Integrar Lucro. Nesta tela serão apresentadas as Adições e Exclusões (caso tenha), conforme a imagem seguinte:
Atenção: Se a apuração for trimestral, serão apresentados apenas os lançamentos do trimestre ativo, se for anual serão apresentados todos os lançamentos do ano ativo.
Os lançamentos também podem ser incluídos manualmente, clicando no botão "Novo", preenchendo os dados de Data (último dia do mês), Cód. Histórico e Conta Contábil, depois clicando no botão Lançamentos para concluir:
Deverá informar Código do Movimento (código que está na Digitação da contabilidade, caso esteja lá), Data do Movimento (data exata do lançamento na contabilidade), Descrição do Histórico, Valor, marcar: IRPJ e CSLL e Gravar.
No botão "Lucro/Deduções" o valor apresentado no campo Lucro do Período é o mesmo da DRE contábil. A partir desse valor é só seguir a sequência de botões na Digitação da Parte A (os que aparecem depois do Lucro/Deduções) poderá ver o demonstrativo, apurar a contribuição, ver a parte A apurar o IRPJ e integrar os impostos.
Se houver lucro e quiser compensar o valor de prejuízos anteriores, antes dessas apurações, faça o lançamento de Compensação na Parte A para integrar na Parte B.
Na tela da Parte A, clique em "Novo", preencha os campos Data (último dia do mês/ ou trimestre), Cód. Histórico e Conta Contábil (conta do prejuízo informada na Aba 4 de Configurações do Plano de contas), depois clicando no botão Lançamentos, informe a Data do Movimento (último dia do mês/ ou trimestre) e Descrição do Histórico de compensação. Em seguida clique no botão Gravar, o sistema informará que o Lançamento de Compensação será Integrado com a Parte B, conforme a tela posterior. Pode confirmar essa mensagem:
Assim o lançamento foi criado automaticamente no "Menu Movimentos > Digitação da Parte B". Precisará apenas ajustar os campos para ECF, na tela de Digitação Parte B (marcar Lançamento com reflexo na Parte A e Tipo de Tributo preencher com: IRPJ e CSLL).
Para maiores detalhes sobre o lançamento de Compensação, CLIQUE AQUI.
O "Menu Movimentos > Digitação da Parte B" será utilizado caso tenha prejuízos no ano base e, para editar/visualizar os lançamentos de compensação vindos da parte A.
Para o prejuízo do Ano Atual, crie dois lançamentos (um para o Imposto de Renda e outro para a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido). Clique em "Novo", informe a Conta Contábil que informou para Prejuízo na Aba 4 de Configurações do Plano Contábil, Data (último dia do mês/ ou trimestre que apurou o prejuízo), Histórico e Valor a Corrigir (valor do prejuízo apurado).
O que irá diferenciar esse dois lançamentos é que um terá o campo Natureza do Lancto como Prejuízo do Exercício e Tipo de Tributo Imposto e Renda e o outro, Natureza do Lancto como Base de Cálculo e Tipo de Tributo como Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido. Ficará conforme a última imagem:
Atenção: para maior detalhamento da tela acima e detalhamento dos lançamentos que ela recebe, acesse a FAQ: ECF - Registro M410 - LALUR (Digitação - Parte B).
Observação: No "Menu Relatórios > Parte B", ignore esses lançamentos pois eles são de configuração para a ECF. Considerar apenas o lançamento de Compensação integrado da parte A com a mesma conta dos Saldos Iniciais da Parte B.
Atenção: Existem configurações específicas para a Digitação da Parte A e Digitação da Parte B para a geração da ECF, para conferir acesse a FAQ: ECF - Configuração Módulo LALUR.