Emissão - Nota de Consumidor (NFC-e) - Frente de Caixa
Ultima Atualização: 24/07/2024 Artigo de código : 14451        
Vai emitir a sua primeira Nota de Consumidor (NFC-e) pelo sistema ou já emitiu anteriormente, mas se esqueceu e precisa de uma ajudinha? Tudo bem, o sistema é bem simples e eu vou te explicar esse passo a passo, mas não se esqueça de verificar antes com a sua contabilidade (serviço de consultoria tributária) os dados tributários da sua nota, vamos lá!
Importante: Ainda não se registrou no IOB Emissor Tudo bem, CLIQUE AQUI e veja como realizar o primeiro acesso.
Se você já se registrou, porém, não se recorda da sua senha de acesso ao sistema CLIQUE AQUI e veja como realizar a recuperação da senha.
Já se registrou, porém, não sabe como acessar o sistema? CLIQUE AQUI para acessar a página de acesso ao IOB Emissor
Se ainda não configurou a sua NFC-e CLIQUE AQUI e veja o passo a passo.
PASSO 1
Acesse o Menu "Emissão de notas > Nota de Consumidor (NFce) > Frente de caixa"
Importante: O IOB Emissor atende a emissão da NFC-e em dois modelos: Modelo Padrão e Frente de Caixa, porém o processo de emissão e o tipo de nota emitido é o mesmo, alterando apenas o layout para digitação da NFC-e. Nesse passo a passo vamos abordar a emissão da NFC-e através do modelo Frente de Caixa. Caso deseje visualizar o passo a passo para emissão da NFC-e pelo Modelo Padrão CLIQUE AQUI
Atenção: Só é possível emitir NFC-e pelo Frente de Caixa com o certificado digital A1, caso utilize certificado digital A3 utilize o Modelo Padrão.
PASSO 2
Agora clique em "Nova Nota de Consumidor (Frente de Caixa)".
PASSO 3
Na tela de digitação da nova NFC-e digite o nome ou o código do produto cadastrado a ser adicionado na nota, será apresentada uma lista para selecionar o produto já cadastrado, clique na opção desejada para que ele seja vinculado a sua NFC-e.Caso ainda não tenha cadastrado o Produto CLIQUE AQUI e veja o passo a passo.
Atenção: Você pode informar a quantidade, ao pesquisar o produto e vincular ele na sua NFC-e a quantidade informada será aplicada a esse produto.
PASSO 4
Agora que vinculou o produto na nota você pode editar o "Valor Unitário", a "Quantidade" e o "Desconto" do item clicando no botão "Lápis" de cada campo, ao finalizar aperte a tecla "Enter" do seu teclado para aplicar a alteração.
Atenção: Note que o sistema destaca o valor Total de Desconto (se houver) e o valor Total da Venda.
PASSO 5
Em "Dados do Consumidor" Você pode informar o "CPF/CNPJ" na nota e o "Cliente" da NFC-e.
Importante: Para NFC-e não é obrigatório informar o cliente em operações com valores inferiores a dez mil reais, porém esse valor pode variar de Estado para Estado. O valor de R$ 10.000,00 é apenas um valor padrão, adotado pela Sefaz Nacional, mas as Sefaz Estaduais poderão alterá-lo, para mais ou para menos.
Caso possua alguma dúvida sobre o valor máximo em que pode emitir uma NFC-e sem cliente pelo sistema, orientamos que consulte a SEFAZ do seu estado ou o seu Consultor Tributário (Contabilidade).
Se for emitir a NFC-e sem o cliente, o campo "Cliente" deve ficar em branco.
Caso seu cliente solicite, você pode informar o CPF/CNPJ na nota inserindo a numeração do CPF ou CNPJ no campo de "CPF/CNPJ na Nota".
PASSO 6
Selecione a Forma de Pagamento: "Dinheiro, Cartão de Crédito, Cartão de Débito ou Outros Meios Pagamento".
Importante: Ao selecionar o pagamento como cartão de Débito ou Crédito as bandeiras do cartão serão habilitadas assim como o campo Parcelas (somente para crédito) e Número de Autorização (campos de preenchimento obrigatório para operação com cartão).
PASSO 7
Informe o valor total recebido e o sistema calculará automaticamente o valor do "Troco" (se houver).PASSO 8
Ao finalizar pode clicar em "Finalizar Venda".
Atenção: Ao realizar a primeira venda pelo modelo Frente de Caixa será solicitado que informe a natureza padrão que será utilizada nessas operações, após vincular a natureza será retornada a tela de digitação da NFC-e, clique novamente em Finalizar Venda para transmitir a NFC-e.
Para as demais emissões de NFC-e não será mais solicitado que informe a Natureza.
Durante o processo de autorização será apresentada a mensagem: Aguardando autorização da nota fiscal, após a autorização será aberta a tela com a danfe da NFC-e para impressão.
Importante: Caso ocorra alguma rejeição, será aberta a tela de digitação da NFC-e (no modelo padrão) destacando o código e motivo da rejeição para correção.
Pronto, a sua NFC-e foi emitida com êxito!
Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu IOB Emissor.
Pronto, você emitiu a sua NF-e com êxito, saiba que foi um prazer compartilhar esse momento com você, até breve!