eSocial - S-5011 - Conferência INSS - Terceiros
Ultima Atualização: 15/04/2025 Artigo de código : 15201        
Veja a seguir as instruções para conferência da parte de terceiros.
CONFERÊNCIA ENTRE SISTEMA E ESOCIAL
Passo 1
Acesse "Arquivos > Empresas Usuárias > Folha de Pagto" e verifique o preenchimento dos campos FPAS, Código Terceiros e % Terceiros.

Passo 2
Acesse "eSocial > Geração dos eventos Periódicos > Aba Totais > S-5011" e clique em "Vídeo" para emissão do relatório.
Os valores de terceiros serão apresentados conforme destacado abaixo.

Observação:
Para conferência dos valores direto no Portal do eSocial acesse "Folha de pagamento > Totalizadores > Empregador > Contribuição Previdenciária" e informe o período de apuração.
Passo 2
Acesse "Relatórios > Folha Pagto (Prov. / Desctos) > Relatório", clique no botão "Relatório: Folha de Pagamento" e em seguida em "Vídeo".
Base de cálculo * alíquota de terceiros = R$ 17.306,67 * 4,5% = R$ 778,80
POSSÍVEIS CAUSAS DE DIVERGÊNCIAS
Valor de Terceiros não apurado no eSocial
Passo 1
Acesse Portal do eSocial em "Folha de pagamento > Totalizadores > Trabalhador > Contribuição Previdenciária" e verifique qual é a classificação tributária que o totalizador está trazendo.
Passo 2
Ainda no portal, acesse "Empregador/Contribuinte > Tabelas > Lotações Tributárias", realize a consulta de todos os departamentos pelo código e verifique se há código de terceiros informado.
Observação: Se a classificação tributária em S-1000 for igual a [01, 02, 03, 04], informar [0000]. Nos demais casos, o código de Terceiros informado deve ser compatível com o código de FPAS informado, conforme Tabela 04.
Passo 3
Acesse "Arquivos > Empresas Usuárias > Folha de Pagto" e verifique o preenchimento dos campos FPAS, Código Terceiros e % Terceiros.
Passo 5
Acesse "Arquivos > Departamentos > Cadastro > Informações Complementares", em caso de empresas que possuem preenchimento de alíquotas verifique o preenchimento. Clique em "Gerar Transmissão" para reenviar o S-1020. O procedimento de análise e transmissão deve ser realizado em todos os departamentos cadastrados no sistema.
Base de cálculo incorreta
Antes de conferir o valor de terceiros, verifique se há diferença na base de cálculo entre folha e eSocial, havendo diferença também irá refletir no valor de terceiros. Verifique se há divergência na consulta do S-5001.
Processo Judicial para suspensão de cálculo de terceiros, ocasionando divergência de valores
Acesse Portal do eSocial em "Empregador/Contribuinte > Tabelas > Processos", realize a pesquisa pelo número do processo, caso não localize, verifique as informações para geração do S-1070.
Opção "Não calcular INSS patronal sobre 1/3 de férias" habilitada
Acesse "Arquivos > Empresas Usuárias > Folha de Pagto" e verifique o preenchimento do campo "Não calcular INSS patronal sobre 1/3 de férias", se estiver habilitado, no cálculo patronal do sistema não serão considerados os eventos para cálculo patronal, ocasionando divergência nos valores, inclusive em terceiros.
CORREÇÃO
Passo 1
Acesse "eSocial > Encerramento e Reabertura de Mês" e clique em "Reabrir".
Passo 2
Efetue a correção conforme motivo da divergência identificado.
Passo 3
Efetue a retificação das Rescisões e dos Periódicos.
Passo 4
Acesse "eSocial > Encerramento e Reabertura de Mês", clique em "Encerrar".