ECD - Geração do Arquivo
Ultima Atualização: 29/05/2023 Artigo de código : 16115        
Nesta rotina será demonstrada como efetuar a geração do arquivo da ECD.
Para Gerar o Arquivo da ECD, acesse o menu "Módulos > SPED > Geração do Arquivo da ECD".
Ano Calendário: Informe o ano que deseja realizar a geração do arquivo.
Período: Informe o período a ser gerado (dd/mm/aaaa), dentro do ano informado.
No Quadro Leiaute do Arquivo: são as versões de leiautes dos arquivos ECD. A versão é marcada automaticamente conforme o ano informado.
Atenção: Para situações especiais, deverá ser verificado o leiaute correto conforme MANUAL DA ECD.
Diretório Destino: Informe o diretório onde será gerado o arquivo. Escolha um diretório local para geração do arquivo.
Início do Período: Informe ou selecione o período nas opções abaixo:
0- Normal;
1- Abertura;
2- Resultante de Cisão/ Fusão/ Incorporação;
3- Início de obrigatoriedade da ECD no ano calendário.
Situação Especial: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema, como Não se Aplica, mas é possível alterar conforme sua situação.
0- Não se Aplica;
1- Cisão;
2- Fusão;
3- Incorporação;
4- Extinção;
5- Transformação.
Tipo da ECD: Campo habilitado apenas quando a empresa tem cadastro de SCP no módulo fiscal. Informe o tipo da ECD que deseja realizar a geração: Sócia Ostensiva ou SCP.
Código da SCP: Campo habilitado apenas se o Tipo da ECD for 2 - Sociedade em Conta de Participação - SCP. Informe nesse campo o código da SCP que deseja realizar a geração.
CLIQUE AQUI para verificar as configurações necessárias para geração de ECD para SCP e ostensiva de acordo com o formato de registro escolhido.
Forma de Escrituração: Informe o tipo de escrituração.
- Livro G - Livro Diário Completo (Sem Escrituração Resumida);
- Livro R, A, Z - (Escrituração Resumida Escrituração Auxiliar - Digitação Auxiliar).
CLIQUE AQUI para verificar como gerar a escrituração auxiliar.
Nome do Arquivo: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema de acordo com a Forma de Escrituração selecionada, constando informações do ano de geração e do código da empresa, permitindo alterações.
Gerar Registros do Plano Referencial (I051): Selecionando este campo, serão gerados os registros referentes ao plano referencial (registros tipo I051). Ele é opcional para a ECD, mas é muito importante ser habilitado, para não ter futuros erros na ECF, ao recuperar a ECD.
Gerar DMPL/DLPA: Selecionando essa opção será gerado na ECD, o sistema leva automaticamente apenas a DMPL com essa opção marcada. A DLPA deve ser anexada em RTF.
CLIQUE AQUI para verificar como parametrizar e gerar corretamente a DMPL e a DLPA.
Gerar Somente Contas com Saldo ou Movimentação: Está opção leva para o arquivo da ECD, apenas as contas com saldos e movimentos no ano de geração. Selecionando este campo poderá haver conflito por falta de contas que foram recuperadas na ECD anterior e não constam na atual.
Adicionar Arquivos *.RTF (J800): Será aberta a tela onde poderá incluir arquivos salvos em RTF.
CLIQUE AQUI para verificar como salvar os arquivos no formato RTF.
Gerar Código Hash Automático: Será habilitado quando a forma de escrituração for pelo livro R gerando automaticamente um código Hash. Esse será utilizado na importação dos livros auxiliares.
Gerar Classificação com Pontos: Quando marcada, irá gerar as classificações das contas contábeis com pontos conforme a estrutura do plano de contas da empresa.
Importante: O Sistema IGC tem como padrão o plano de contas sem pontuação. Sendo assim, no processo de Recuperação da ECD Anterior, se seu arquivo anterior foi entregue por outro software, que tinha pontuação, e seu arquivo atual será entregue pelo IGC Contabilidade, mesmo que utilize o mesmo plano de contas de um ano para o outro, o validador apresentará divergência por falta de pontuação (.).
Exemplo: Se o seu plano de contas atual é sem pontuação: 1101010001 e seu plano anterior possuía pontos: 1.1.01.01.0001.
Desta forma não haverá a necessidade de preencher o I157, apenas selecione este campo.
Entidade sujeita a Auditoria Independente: Selecionando este campo, serão gerados os registros referentes ao Registro J935 - Identificação dos Auditores Independentes, onde será necessário o preenchimento dos campos "Nome do Auditor", "CNPJ/CPF" e "Código CVM".
Gerar Demonstrações Contábeis (Balanço/DRE): Se já foi efetuada a APURAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES, ao selecionar este campo as informações virão automaticamente, caso não tenha sido feita, abrirá a tela de apuração para que seja feita neste momento.
Após apurado, aparecerão os períodos gerados, sendo permitido marcar ou desmarcar os períodos que deseja gerar.
Importante: Caso não apareça verifique se possui pendências no botão "Validar".
Finalidade: Informe se a declaração é "Original" ou "Substituta" (caso seja uma retificação).
Ao habilitar a opção "Substituta", serão abertos os seguintes campos:
- Adicionar Arquivos *.RTF (J801): é possível possível incluir o termo de verificação de substituição em Formato RTF.
- Recibo Anterior: Deverá ser informado o número do recibo da ECD Original que será substituída.
- Resp. Substituição: Será preenchido como padrão com o contador responsável pelo estabelecimento matriz, mas pode ser alterado pelo usuário.
CLIQUE AQUI para verificar como preencher corretamente estes campos para ECD Substituta.
Após feito o preenchimento corretamente, clique no botão "Validar" ao lado direto da tela, por meio dele poderá ser verificada pendências nas configurações e preenchimentos feitos no sistema, caso apareça alguma divergência deverá ser corrigida para que no momento de importar para o validador não ocorra os erros.
Após validado clique em "OK" para gerar o arquivo texto que deverá ser importado para o validador.
CLIQUE AQUI para seguir com o processo de importação no validador da ECD.