ECD - Geração do Arquivo

Ultima Atualização: 27/06/2024    Artigo de código : 16115             

Nesta rotina será demonstrada como efetuar a geração do arquivo da ECD.

Para Gerar o Arquivo da ECD, acesse o "Menu Módulos > SPED > Geração do Arquivo da ECD".

ABA DADOS GERAIS
Defina nesta aba os parâmetros iniciais da ECD, em relação ao cadastro da empresa.


Ano Calendário: Informe o ano que deseja gerar o arquivo da ECD.

Período: Informe o período a ser gerado (dd/mm/aaaa), dentro do ano informado.

Leiaute do Arquivo: São as versões de leiautes dos arquivos ECD, a versão é marcada automaticamente conforme o ano informado.

Atenção: Para situações especiais, deverá ser verificado p leiaute correto conforme Manual da ECD.

Início do Período: Informe ou selecione o período nas opções abaixo:
- Normal;
- Abertura;
- Resultante de Cisão/ Fusão/ Incorporação;
Início de obrigatoriedade da ECD no ano calendário.

Diretório Destino: Informe o diretório onde será gerado o arquivo. Escolha um diretório local para geração do arquivo.

Situação Especial: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema, como "Não se Aplica", mas é possível alterar conforme situação.
- Não se Aplica;
- Cisão;
- Fusão;
- Incorporação;
- Extinção;
- Transformação.

Tipo da ECD: Esse campo é habilitado apenas quando a empresa tem cadastro de SCP no módulo fiscal. Informe o tipo da ECD que deseja realizar a geração: Sócia Ostensiva ou SCP.

Código da SCP: Esse campo é habilitado apenas se o "Tipo da ECD" for "2- Sociedade em Conta de Participação - SCP". Informe nesse campo o código da ECP que deseja realizar a geração da ECD.
CLIQUE AQUI, para verificar as configurações necessárias para geração da ECD para SPC e ostensiva de acordo com o formato de registro escolhido.

Forma de Escrituração: Informe o tipo de escrituração
- Livro G: Livro Diário Completo (Sem Escrituração Resumida)
- Livro R, A, Z: Livro Diário com Escrituração Resumida, Escrituração Auxiliar e Digitação Auxiliar.
CLIQUE AQUI, para verificar como gerar a escrituração auxiliar.

Nome do Arquivo: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema de acordo com a "Forma de Escrituração" selecionada, constando informações do ano de geração e código da empresa, esse campo permite ser alterado até o .TXT. 

Gerar Registro do Plano Referencial (I051): Selecione essa opção se deseja gerar os registros referente ao plano referencial (registro I051). Ele é opcional para a ECD, mas é muito importante ser habilitado, para não ter futuros erros na ECF, ao recuperar a ECD. 

Gerar DMPL/DLPA: Selecione essa opção caso deseja gerar na ECD a DMPL registro J210. O sistema leva automaticamente apenas a DMPL com essa opção marcada. A DLPA deve ser anexada em RTF.
CLIQUE AQUI, para verificar como parametrizar e gerar corretamente a DMPL/DLPA. 

Gerar Somente Contas com Saldo ou Movimentação: Selecione essa opção se deseja que leve para o arquivo da ECD, apenas as contas com saldos e movimentos no ano de geração. Selecionando este campo poderá haver conflito por falta de contas que foram recuperadas na ECD anterior e não constam na atual.

Adicionar Arquivos *.RTF(J800): Selecione essa opção caso deseje incluir arquivos salvos em .RTF, selecionando irá abrir uma tela para incluir.
CLIQUE AQUI, para verificar como salvar os arquivos no formato .RTF.

Gerar Código Hash Automático: É habilitado quando a "Forma de Escrituração" dor livro R gerando automaticamente um código Hash. Esse será utilizado na importação dos livros auxiliares.

Gerar Classificação com Pontos: Selecione essa opção para gerar as classificações das contas contábeis com pontos conforme a estrutura do plano de contas da empresa.

Importante: O Sistema IGC tem como padrão o plano de contas sem pontuação. Sendo assim, no processo de Recuperação da ECD Anterior, se seu arquivo anterior foi entregue por outro software, que tinha pontuação, e seu arquivo atual será entregue pelo IGC Contabilidade, mesmo que utilize o mesmo plano de contas de um ano para o outro, o validador apresentará divergência por falta de pontuação (.). 

Exemplo: Se o seu plano de contas atual é sem pontuação: 1101010001 e seu plano anterior possuía pontos: 1.1.01.01.0001.

Desta forma não haverá a necessidade de preencher o I157, apenas selecione este campo.

Desconsiderar Contas de Compensação: Selecione essa opção para os parâmetros da empresa, durante a geração do arquivo da ECD, o sistema desconsidera as contas marcadas dentro do Plano de Contas como "Conta Exclusivamente de Compensação".

Gerar por Centro de Custo: Selecione essa opção caso deseje gerar o arquivo por Centro de Custo, o sistema considera os saldos, lançamentos de centro de custo no arquivo.

Observação: Para que o sistema considere os saldos das contas corretamente na geração do arquivo, é necessário estas contas contábeis sejam evidenciadas e parametrização na "Aba Registro I051 e I052 (C.C)", CLIQUE AQUI para saber mais.

No quadro "Finalidade" informe se a declaração é "Original" ou "Substituta".

Ao habilitar a opção "Substituta", serão abertos os seguintes campos:
- Adicionar Arquivos *.RTF (J801): é possível incluir o termo de verificação de substituição em Formato RTF.
- Recibo Anterior: Deve informar o número do recibo da ECD Original que será substituída.
- Resp. Substituição: Será preenchido como padrão com o contador responsável pelo estabelecimento matriz, mas pode ser alterado pelo usuário.

CLIQUE AQUI, para verificar como preencher corretamente estes campos para ECD Substituta.

Atenção: Resp. Substituição, campo obrigatório, só será habilitado quando for marcada a opção "Gerar demonstrações contábeis" (Balanço/DRE) e se tratar de uma escrituração tipo substituta. Vem preenchido como padrão com o contador responsável pelo estabelecimento matriz, mas pode ser alterado pelo usuário.

Botão Validar: Esse botão efetua a validação nas configurações e preenchimentos feitos no sistema em geral e que vão para a ECD.

ABA AUDITORIA INDEPENDENTE 

Nesta aba cadastre o auditor independente da empresa, para geração do registro J935.



Entidade Sujeita a Auditoria Independente: Selecione essa opção para ser gerado o registro referente J935 - Identificação dos Auditores Independentes, onde é necessário o preenchimento dos campos "Nome do Auditor", "CNPJ/CPF" e "Código CVM".


Nome do Auditor: Informe o nome do Auditor.


CNPJ/CPF: Informe o CNPJ ou o CPF do Auditor.


Código CVM: Informe o CVM do Auditor.


ABA DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Nesta aba gere a apuração das demonstrações contábeis (DRE e Balanço), para geração dos Registros do Bloco J (J005, J100, J150).



Gerar Demonstrações Contábeis (Balanço/DRE): Se já foi efetuada a Apuração das Demonstrações, ao selecionar este campo as informações virão automaticamente, caso não tenha sido feita, abrirá a tela de apuração para que seja feita neste momento.

Após apurado, aparecerão os períodos gerados, sendo permitido marcar ou desmarcar os períodos que deseja gerar.

Importante: Caso não apareça verifique se possui pendências no botão "Validar".


ABA REGISTRO I051 E I052 (C.C)

Nesta aba é definido as contas contábeis vinculadas a contas de centro de custo, para compor a geração dos Registros do Bloco I.



Atenção: Esta aba apenas deverá ser preenchida para empresas que forem gerar o arquivo da ECD com Centro de Custo.

Para que o sistema considere os saldos das contas corretamente na geração do arquivo, é necessário que estas contas contábeis sejam evidenciadas e parametrizadas nesta guia, CLIQUE AQUI para saber mais.


Após feito o preenchimento corretamente, clique no botão "Validar" ao lado direto da tela, por meio dele poderá ser verificada pendências nas configurações e preenchimentos feitos no sistema, caso apareça alguma divergência deverá ser corrigida para que no momento de importar para o validador não ocorram os erros.


Após validado clique em "OK" para gerar o arquivo texto que deverá ser importado para o validador.


CLIQUE AQUI para seguir com o processo de importação no validador da ECD.




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