Auditoria Financeira - Parâmetros
Ultima Atualização: 27/09/2024 Artigo de código : 17006        
A Auditoria Financeira tem por finalidade agilizar os lançamentos contábeis de baixa de títulos, bem como certificar-se de que os saldos das contas contábeis de clientes e fornecedores estejam condizentes com a posição financeira da empresa.
Importante: A rotina não tem por finalidade controlar as contas a pagar e receber dos clientes, ou seja, não é um sistema de controle financeiro.
GERENCIAMENTO DE USUÁRIO
Para realizar as movimentações necessárias para a auditoria financeira, o usuário deve ter o acesso liberado. Para verificar isso, acesse "Gerenciador de Sistema > Usuários > Grupo de Acesso às Rotinas". Selecione o grupo do usuário e confira se o campo "Grupo autorizado a efetuar lançamentos em contas controladas pela Auditoria Financeira" está habilitado.
PARÂMETROS
Para utilizar a auditoria financeira, estabeleçam os parâmetros necessários. Acesse, "Cadastro de Empresa > Sistema Contábil > Integração > Auditoria Financeira", selecione a opção "Controlar Movimentação de Clientes/Fornecedores" e a tela será habilitada para o preenchimento.
Campos da tela:
Efetuar Integração com o IOB Emissor: Selecionado esse campo, a auditoria financeira irá realizar a integração com o IOB Emissor, CLIQUE AQUI para saber mais sobre a integração.
Valor a Pagar/Receber da nota fiscal: Existem duas formas de deixarmos configurado essa opção:
- Controle pelo saldo total: O valor será gerado na auditoria pelo total, em parcela única. Os recebimentos/pagamentos efetuados mensalmente serão abatidos do saldo até zerá-lo.
- Controle por parcela: O valor será gerado na auditoria parcela por parcela. Os recebimentos/pagamentos efetuados mensalmente serão abatidos da parcela correspondente até baixar todas as parcelas da nota.
Informação do Caixa/Banco na baixa de títulos: Existem duas formar de deixarmos configurado essa opção:
- Digitação pelo código de Caixa/Banco: Nesta opção, nas rotinas de baixa de títulos da Auditoria Financeira, ao informar conta de recebimento/pagamento, serão disponibilizadas as contas de caixa/banco cadastradas no Fiscal. Nesta opção fica mais fácil de selecionar as contas, pois só aparecem as contas necessárias.
Importante: Será obrigatório o uso desta opção quando for efetuada a baixa de títulos por arquivo texto ou planilha.
- Digitação pela conta contábil: Nesta opção, nas rotinas de baixa de títulos da Auditoria Financeira, ao informar conta de recebimento/pagamento, serão disponibilizadas todas as contas do plano de contas.
Quadro "Títulos a receber (Clientes)":
Nesse iremos informar as contas contábeis para uso de títulos a receber.
- Juros Recebidos: conta de receita de juros. Será creditado nessa conta o valor de juros lançados na rotina.
- Descontos Concedidos: conta de despesa decorrente de descontos concedidos aos clientes.
- Desp. Bancárias Recebidas: conta de receita com recebimento de despesas bancárias (Ex: Taxa referente emissão de boleto). Será creditado nessa conta o valor das despesas bancárias lançadas na rotina.
Ao baixar as parcelas pagas/recebidas na Auditoria, serão consideradas estas contas automaticamente.
Quadro "Títulos a pagar (Fornecedores)":
Nesse quadro iremos informar as contas contábeis para uso de títulos a pagar.
- Juros Pagos: conta de despesa com juros, na qual será debitado o valor de juros.
- Descontos Obtidos: conta de receita decorrente de descontos obtidos junto aos fornecedores. Será creditado nessa conta o valor dos descontos obtidos.
- Desp. Bancárias Pagas: conta de despesa referente a cobrança de despesas bancárias (Ex: Taxa referente emissão de boleto), na qual será debitado o valor das despesas bancárias lançadas.
Ao baixar as parcelas pagas/recebidas na Auditoria, serão consideradas estas contas automaticamente.
Cadastro de Histórico:
Para cada conta contábil, será necessário o cadastro de histórico para uso no lançamento. Clique em "Histórico" e defina o histórico padrão.
Dica: Utilize o símbolo "A" para adicionar um texto fixo e selecionar elementos complementares.
Grupo de Contas:
Nesta rotina, tanto para clientes quanto para fornecedores, devem ser definidas as contas contábeis que serão controladas na Auditoria Financeira. No botão de Clientes, serão exibidas somente as contas de penúltimo grau do Ativo. No botão de Fornecedores, serão exibidas somente as contas de penúltimo grau do passivo. Selecionada uma conta de penúltimo grau, todas as contas abaixo serão automaticamente marcadas para controle.
Para controlar as contas de alguns clientes ou fornecedores e outros não, é necessário criar no plano de contas dois grupos distintos para clientes e dois grupos distintos para fornecedores. Para um deles selecionar a opção e para outro não. Assim, os lançamentos vindos do Fiscal serão filtrados e apenas as contas de clientes/fornecedores parametrizadas serão gravadas na Auditoria Financeira.
Exemplo: Nesse exemplo abaixo, foi definido para ambos os grupos de clientes. Ou seja, todos os clientes serão controlados pela auditoria financeira.
Artigos Relacionados:
Auditoria Financeira - Inclusão de Saldos
Auditoria Financeira - Pagamentos e Recebimentos