Como Realizar o Cadastro de uma Nova Empresa
Ultima Atualização: 06/08/2025 Artigo de código : 3212        
Siga as orientações abaixo para realizar o cadastro de uma nova empresa no faturamento:
PASSO 1
Acesse "Cadastros > Empresas", localizado na parte superior esquerda do sistema.

PASSO 2
Clique no botão "Incluir", será apresentado o próximo número de empresa a ser incluído, pressione a tecla "Enter" do seu teclado para o sistema abrir a próxima aba "Manutenção > Dados Principais" e realize os preenchimentos dos campos.

ABA DADOS PRINCIPAIS
Pessoa: Indique se a empresa é "Pessoa Física" ou "Jurídica", sendo:
- Física: Indique o CPF.
- Jurídica: Informe o CNPJ, o sistema habilita o botão para acesso ao site da Receita Federal. O sistema preencherá automaticamente os campos "Razão Social" e "Endereço". Os demais campos devem ser preenchidos manualmente. Em caso de dúvidas sobre a consulta, CLIQUE AQUI e siga o passo a passo.
Ativo: Deixe essa opção selecionada com a opção "Sim". Caso um dia precise desativar essa empresa, devido não utilizar mais, selecione a opção "Não".
Data Cadastro: O sistema automaticamente preencherá com a mesma data atual da sua máquina, que é a data em que está realizando o cadastro. Caso seja necessário, altere a data manualmente.
Atividade Econômica: Informe qual atividade sua empresa está classificada. O campo não é obrigatório, é apenas informativo, porém a opção "Prestação de Serviço" bloqueia na digitação da NF-e os campos "Frete" e "Transporte".
Endereço: Se a empresa que estiver cadastrando for de "Pessoa Física", não conseguirá consultar as informações do endereço pelo botão "Receita Federal", desta forma será necessário preencher os campos "Tipo de Logradouro", "Logradouro", "Nro.", "Complemento", "Bairro", "Estado", "Cidade" e "CEP".
Inscrição Estadual e Municipal: Indique qual a numeração correspondente a sua empresa. Caso a empresa não possua, indique 4 (quatro) números zeros no campo, ficando da seguinte forma "0000" ou sendo "ISENTO", informe com letras maiúsculas e no gênero masculino.
Importante: Estes campos são de preenchimento obrigatório para NF-e e NFS-e, a falta do preenchimento pode acarretar rejeições na nota.
Site e E-mail: Indique o e-mail para contato da empresa, e se possuir, o site. O preenchimento também não é obrigatório.
CEP: Se a sua nova empresa for "Pessoa Física", consulte pelo "CEP", informe o CEP da empresa e clique no botão ao lado direito do campo. Será realizado a consulta do CEP e o preenchimento do endereço automaticamente, preencha manualmente os campos "Número", "Complemento" e "Caixa Postal", caso tenha.
Cód. País: Seria o DDI, no caso de ligações internacionais, informe o código DDI do País que será realizado a ligação. No caso do Brasil o código é +55.
Telefone e FAX: Preencha com os telefones de contato da empresa.
INTEGRAÇÃO CONTÁBIL
Número de Registro, Órgão e Data de Registro: Indique como foi realizado o registro da empresa perante ao órgão competente, o preenchimento não é obrigatório.
Nome do Responsável e RG: Informe os dados da pessoa responsável pela empresa ou pelas informações sobre o faturamento da empresa. O campo é apenas obrigatório se a empresa gera o arquivo "Magnético do Sintegra".
Botão Outras Inscrições Estaduais: Apenas deve ser feito o preenchimento se a empresa realiza o recolhimento do ICMS em condição de substituto tributário e possui a IE em outros Estados.
Foto/Logotipo: É possível inserir a foto ou o logotipo da sua empresa, assim quando realizar a impressão de relatórios a imagem será apresentada. Lembrando que o sistema orienta que seja no formato .bmp (bitmap), pois não aceita em outro formato. O tamanho sugerido é 184x113 pixels, para não ocorrer distorção da imagem no momento da impressão. Em caso de dúvidas,, CLIQUE AQUI para saber mais.

ABA DADOS FISCAIS\ECRM
Nesta aba, indique informações sobre o Regime Tributário da empresa, utilizado na emissão de NF-e, NFS-e, e também as informações de integração com o sistema E-Fiscal.
Atividades Comerciais
CNAE: Preencha o número do CNAE da sua empresa.
% IRPJ e Código de Serviços Municipais: São informações utilizadas na geração do arquivo de exportação para o sistema E-Fiscal para as notas de serviços.
Atividade: Preenchimento para empresas optantes pelo Simples Nacional. A opção deve ser cadastrada em "Cadastros > Outros Cadastros > Código de Atividade Municipal" e o preenchimento não é obrigatório.
Tipo Remetente - IOB: Selecione se a sua empresa é "Comerciante (Atacadista/Varejista)", "Industrial/Fabricante" ou "Equiparado a Industrial".

Optante Simples Nacional
Importante: Dúvidas de como consultar qual é o Regime Tributário de sua empresa, CLIQUE AQUI
Simples Nacional: Se a sua empresa não for optante pelo Simples Nacional, selecione a opção "Não" e não é necessário preencher os demais campos desse quadro. Se a sua empresa for optante pelo Simples Nacional, selecione como "Sim" e realize o preenchimento dos demais campos.
Data de Adesão ao SN: Informe a data de adesão a este regime, que pode ocorrer durante o ano.
Alíquota DASN (Documento de Arrecadação do Simples Nacional): Indique a alíquota DASN da empresa, conforme o faturamento mensal, informando está alíquota no cadastro da empresa, nos processos de orçamento/pedido de venda e nota fiscal, será carregada automaticamente no campo "Item % DASN".
Exportar ICMS: Selecione como será feita a exportação para o sistema E-Fiscal, para escrituração das notas, das empresas do Simples Nacional, sendo "Isento", "Outros" ou "Nenhum".
Exportar o valor como de IPI "Não Aproveitável": Esta opção é ativada quando configurar para exportar IPI como "Isentos" ou "Outros", assim informe se o valor do IPI será exportado como "Não Aproveitável". A informação será utilizada na geração do arquivo FML de exportação para o sistema E-Fiscal.
Exportar IPI: Selecione como será feita a exportação para o sistema E-Fiscal, para escrituração das notas, das empresas do Simples Nacional, sendo "Isento", "Outros" ou "Nenhum".
Possui excesso de sublimite de receita bruta?: Esta opção deve ser habilitado para empresas do Simples Nacional, que ultrapassam o sublimite de receita bruta fixado pelo UF/DF e estiver impedido de recolher o ICMS/ISS por esse regime, conforme Arts. 19 e 20 da LC 123/06.
Importante: O sistema reconhecerá como Código Regime Tributário "2 - Simples Nacional - excesso de sublimite" da receita bruta as empresas que excederem o sublimite e o código "3 - Regime Normal", as empresas que não forem optantes pelo Simples Nacional. Nestes casos, no cadastro dos produtos será habilitado a Tabela de Situação Tributária B.
A empresa do Simples Nacional que não possuí o excesso de sublimite no "Cadastros de Produtos > aba Tributos", e na inclusão do item nos processos a tabela utilizada será a de Código de Situação da Operação do Simples Nacional (CSOSN) e assim automaticamente o "Código Regime Tributário" será reconhecido como "1 - Simples Nacional". Dúvidas de como é gerado o CRT na tag do XML, CLIQUE
AQUI

Nesta aba indique como será a integração com o Fiscal em questão dos impostos, lembrando que é apenas com o sistema Office Fiscal.
Fiscal: Informe o código que sua empresa é cadastrada no sistema Fiscal.
Cód Escritório: Informe qual o código que o escritório de contabilidade possui junto a IOB.
Senha e-CRM: Indique a senha que o contador possui junto a plataforma e-CRM. Assim poderá buscar as informações geradas no módulo Faturamento, para facilitar o envio de arquivo para o escritório.
Observação: Esta plataforma é adquirida a parte, verifique se o contador possui, caso contrário não é necessário o preenchimento das informações a seguir.
Método Anual: Informe "Sim" se a empresa for estabelecida no Estado de São Paulo e praticam operações com ICMS recolhido por Substituição Tributária, apurando o imposto com base na Portaria CAT 17/99.
Exportação Automática: Indique como deseja enviar a informação para o e-CRM, sendo "Diário", "Semanal", "Quinzenal", "Mensal" ou "Nunca".
Contas Reduzidas, Produtos/Serviços e Clientes/Fornecedores: Indique o que deseja enviar a plataforma e-CRM para a contabilidade.
Horário de Exportação: Informe o horário que deseja que a exportação seja realizada.
Última Exportação: O preenchimento desse campo é automático, assim que é feita a exportação.
Apuração IPI: Indique como é feita a apuração do IPI da empresa, sendo "Mensal", "Decendial" ou "Mensal/Decendial".
Saída CIAP (Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente): Indique se a empresa realiza a emissão de NF-e para controle de crédito do ICMS do ativo permanente.
Saída CIAP (Controle de Crédito de ICMS do Ativo
Permanente): Indique
se a empresa realiza a emissão de NF-e para controle de crédito do ICMS do
Ativo Permanente.
Importante: Neste caso, quando emitir nota que utilize o C.F.O.P correspondente ao CIAP, ao gravar a nota a tela de confirmação é apresentada "Saída para CIAP (Tributada)" , confirme "Sim" ou "Não".
Saída/Entrada/Fatwin: Indique o que deseja enviar a plataforma e-CRM para a contabilidade.
Cupons Fiscais: Indique o que deseja enviar a plataforma e-CRM para a contabilidade.
Empresa Mista: Opção para indicar se a empresa possui "Incidência nos Regimes Cumulativo" e "Não Cumulativo" de forma simultânea, com relação ao recolhimento e retenção dos impostos de PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).
PIS/COFINS
Lucro Real: Se for calcular o PIS e COFINS pelo "Lucro Real", selecione a opção "Sim". Caso contrário, selecione a opção "Não".

DADOS COMPLEMENTARES
NF-e Ajuste SINIEF 07/05: Selecione "Sim" se a empresa emite Nota Fiscal Eletrônica.
Importante: Se o campo não ficar habilitado com "Sim", o módulo "NF-e" não aparecerá para envio das notas para a SEFAZ.
Versão: Selecione a versão da NF-e atual, que é a 4.00.
Identificação do Ambiente: Indique em que ambiente a empresa vai utilizar a NF-e, sendo:
- Homologação: As notas fiscais emitidas não terão validade jurídica. O ambiente de homologação é específico para a realização de testes e integração das aplicações do contribuinte durante a fase de implementação e adequação do sistema de emissão de NF-e. Na impressão do DANFE será impresso a informação "Sem Valor Fiscal".
- Produção: As notas fiscais eletrônicas enviadas têm validade jurídica junto à SEFAZ.

N.F. Paulista
Apenas deve ser preenchido quando emitir notas Modelo 1 e 1A e para o Estado de São Paulo.
REDF - NF. Paulista: Habilite com "Sim" para emissão do registro eletrônico de documento fiscal.

NFS-e
ara saber quais Municípios são homologados para emissão de NFS-e, CLIQUE AQUI e realize a consulta do seu Município.
NFS-e: Habilite se a empresa emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Neste campo apresenta o Município selecionado na aba "Manutenção".
Regime Especial de Tributação da Nota: É ativado para seleção quando habilitar NFS-e, assim indique qual o regime que o Município utiliza.
Incentivo Cultural: Indique se o Município possui algum incentivo cultural.
% Desc. Incent: Indicando "Sim" na opção anterior, é habilitado o campo para indicar o percentual que representa este incentivo, e a informação é apresentada no arquivo RPS (Recibo Provisório de Serviço) a ser enviado para a Prefeitura.
Identificação do Ambiente: Informe qual o ambiente a Prefeitura do Município trabalha, sendo:
- Homologação: Ambiente teste, quando a nota não possui valor fiscal.
- Produção: Ambiente com validade jurídica, assim a nota emitida possui valor fiscal.
Arquivos Folhamatic Fiscal: Ao selecionar um dos arquivos destacados na imagem abaixo, e realizar o processo de "Exportar > Exporta E-Fiscal layout 2.0", o sistema Faturamento gera um arquivo TXT, com extensão FML, constando o registro que será importado no sistema Fiscal.
Importante: Para o cliente saber quais opções selecionar, é necessário perguntar ao contador, pois são informações cadastradas no sistema E-Fiscal (no cadastro de sua empresa). Para saber o código de cada arquivo, selecione o botão "i" para apresentar a tela com todos os arquivos do E-Fiscal.

PASSO 3
Para gravar o novo cadastro da empresa, clique no botão "Gravar", localizado na parte inferior esquerdo da tela.

PASSO 4
Será apresentada a mensagem "Aguarde um momento..... Este processo pode levar alguns minutos".

PASSO 5
Em seguida apresentará o "Aviso: Empresa cadastrada com sucesso. O sistema será finalizado para o funcionamento correto!". Ao clicar no botão "OK" o sistema será fechado.

PASSO 6
Após, abra o sistema novamente e selecione a nova empresa que acabou de ser cadastrada, para que ela abra atualizando as tabelas. Será apresentada a tela de "Integração com o Financeiro e Fiscal", nesse momento não realize a integração ainda, feche a tela no "X", para que as tabelas sejam atualizadas.

PASSO 7
Em seguida aguarde o sistema realizar a atualização das tabelas e assim que abrir a tela para informar o usuário e senha, acesse com o usuário "Admin".
Importante: Para que consiga acessar o sistema com os demais usuários que já possui cadastrados nas empresas existentes, será necessário acessar o sistema com o usuário "Admin" e depois cadastrar o(s) usuário(s) que deseja que tenham acesso a essa nova empresa. Para saber como realizar esse cadastro de usuário, CLIQUE AQUI

PASSO 8
Em seguida será apresenta a tela "Atualizando os registro da Tabela Natureza de Operação NATOPER...", aguarde concluir a atualização.

PASSO 9
Após, será apresentada a confirmação "Deseja cadastrar NCM automaticamente conforme tabela IBPT?". Se você clicar em "Sim", serão cadastrados todos os códigos de NCM da Tabela IBPT automaticamente em seu sistema (são mais de 11 mil códigos). Se a sua nova empresa não utilizar tantos códigos NCM assim, clique na opção "Não".

PASSO 10
Assim que a sua empresa abrir, caso você vá integrar essa nova empresa com alguma empresa do Financeiro, CLIQUE AQUI e siga o passo a passo de como realizar a integração entre os dois sistema. Fazendo isso, quando for emitido uma nota no Faturamento que tenha uma condição de pagamento, será gerado automaticamente o título dessa nota no Financeiro.
Lembrando que ao integrar a sua nova empresa do Faturamento, com alguma empresa do Financeiro que já tenha cadastros de clientes, fornecedores, vendedores e representantes, automaticamente esses cadastros serão apresentados em sua nova empresa do Faturamento.
PASSO 11
O sistema também possui a opção de realizar a exportação em CSV de cadastros de clientes, fornecedores, produtos, departamentos, vendedores, transportadoras, serviços, embalagens, centro de custo, unidades de medida, bancos e planos de conta de uma empresa que já possui cadastrada no sistema, para depois realizar a importação desses cadastros em sua nova empresa que acabou de ser cadastrada. Segue abaixo o passo a passo da exportação e importação dos cadastros, caso deseje realizar essa cópia de cadastros.
CLIQUE AQUI para saber como exportar os cadastros das empresas que já possuem esses cadastros.
CLIQUE AQUI para saber como importar esses cadastros na nova empresa.