IOB Gerencia XML - Clientes do Escritório

Ultima Atualização: 02/06/2023    Artigo de código : 346             

Ao acessar o "Menu Opções > Clientes do Escritório" é exibida a tela abaixo, com os dados dos clientes já cadastrados.
Na parte superior, são exibidos os dados cadastrais do escritório, usuário que está licenciado o IOB Gerencia XML.


E logo abaixo, há 3 (três) parâmetros de busca: CNPJ, Razão Social e o checkbox Cliente plug-in. Esta busca é dinâmica e os resultados são apresentados na listagem à medida que o conteúdo é digitado.


Logo abaixo é exibida uma listagem com os clientes cadastrados (ou resultado da pesquisa). Para cada cliente, são apresentadas as seguintes opções:

Excluir: Exclui o cliente e todos os seus dados.
Vincular e-mails de sincronismo: Abre a tela de cadastro do e-mail de sincronismo, CLIQUE AQUI para mais informações.
Inativar/Ativar Cliente: Deixa este cliente ativo ou inativo. Se ele se tornar inativo, você não poderá mais fazer o upload de arquivos XML com o CNPJ dele e ele não aparecerá mais na relação de clientes na tela de pesquisa.

Para alterar os dados cadastrais de um cliente, dê um duplo clique e será exibida a tela com os dados cadastrais.


Para incluir um novo cliente, clique no botão Incluir Cliente apresentará a tela abaixo:


Nesta tela, informe o CNPJRazão Social e um E-mail para este cliente.
Download de documentos via servidor: Habilite esta opção para que o sistema realize a busque automaticamente os documentos fiscais de entrada e salve diretamente na nuvem.
Baixar documentos fiscais de entradas automaticamente: Habilite esta opção para que o sistema busque automaticamente os documentos fiscais de entrada para esta empresa, CLIQUE AQUI para mais informações.
Cliente plug-in: Habilite esta opção para que seja enviado o convite do IOB Gerencia XML Plugin para este cliente, CLIQUIE AQUI para mais informações. Esta opção, ao ser habilitada, remove o certificado digital vinculado à empresa.

Nos Dados do Certificado Digital temos duas opções:

CERTIFICADO DIGITAL A1

O procedimento ideal para cadastrar empresas com certificado digital do tipo A1, é marcando a opção de "Download de documentos via servidor".

Dessa forma, o download das notas fiscais é realizado automaticamente via servidor da IOB, não dependendo do aplicativo do IOB Gerencia XML estar aberto na máquina do cliente para executar a baixa dos arquivos.

Após, irá habilitar o botão "Carregar arquivo", onde é possível buscar pelo arquivo do certificado digital na máquina do cliente.

Geralmente a extensão desse arquivo é em .pfx ou .p12, o sistema aceita ambos.

Importante: Instruir o cliente a reinstalar o certificado em sua máquina antes mesmo de carregar para o IOB Gerencia XML.

Ao abrir a tela de instalação, quando for inserir a senha do certificado, é necessário selecionar a caixinha "Marcar esta chave como exportável".

Em seguida, basta concluir a instalação e carregar para o sistema.



CERTIFICADO DIGITAL A3/TOKEN

Para empresas que possuem o certificado digital do tipo A3, o procedimento ideal é buscar por ele através da listagem dos certificados instalados no Windows.

Já que o certificado precisa estar conectado na máquina para ser utilizado, a baixa automática via servidor não irá atendê-lo da mesma forma que o A1.

Portanto, na tela de cadastro, deve clicar no botão "Certificado digital" e buscar pelo certificado da empresa que deve estar conectado à máquina no momento do cadastro.





Após selecionar a empresa, o sistema pede para digitar a senha de instalação do certificado.

Em seguida, basta clicar em "Confirmar".

Lembrando que precisa ser feito manualmente o download das notas para essa empresa acesse a rotina em:

"Opções > Importar Arquivos XML > Aba Busca RFB > Baixar"


Importante: A cada baixa manual, o sistema pede a senha de instalação do certificado. Este precisa estar conectado na máquina para o download ser efetuado com sucesso.



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