IOB Gerencia XML - Clientes do Escritório
Ultima Atualização: 02/06/2023 Artigo de código : 346        
Ao acessar o "Menu Opções > Clientes do Escritório" é exibida a tela abaixo, com os dados dos clientes já cadastrados.
Na parte superior, são exibidos os dados cadastrais do escritório, usuário que está licenciado o IOB Gerencia XML.
E logo abaixo, há 3 (três) parâmetros de busca: CNPJ, Razão Social e o checkbox Cliente plug-in. Esta busca é dinâmica e os resultados são apresentados na listagem à medida que o conteúdo é digitado.
Logo
abaixo é exibida uma listagem com os clientes cadastrados (ou resultado
da pesquisa). Para cada cliente, são apresentadas as seguintes opções:
Excluir: Exclui o cliente e todos os seus dados.
Vincular e-mails de sincronismo: Abre a tela de cadastro do e-mail de sincronismo, CLIQUE AQUI para mais informações.Inativar/Ativar Cliente:
Deixa este cliente ativo ou inativo. Se ele se tornar inativo, você não
poderá mais fazer o upload de arquivos XML com o CNPJ dele e ele não
aparecerá mais na relação de clientes na tela de pesquisa.Para alterar os dados cadastrais de um cliente, dê um duplo clique e será exibida a tela com os dados cadastrais. Para incluir um novo cliente, clique no botão + Incluir Cliente apresentará a tela abaixo:
Nesta tela, informe o CNPJ, Razão Social e um E-mail para este cliente.
Download de documentos via servidor: Habilite esta opção para que o sistema realize a busque automaticamente os documentos fiscais de entrada e salve diretamente na nuvem.
Baixar documentos fiscais de entradas automaticamente: Habilite esta opção para que o sistema busque automaticamente os documentos fiscais de entrada para esta empresa, CLIQUE AQUI para mais informações. Cliente plug-in: Habilite esta opção para que seja enviado o convite do IOB Gerencia XML Plugin para este cliente, CLIQUIE AQUI para mais informações. Esta opção, ao ser habilitada, remove o certificado digital vinculado à empresa.
Nos Dados do Certificado Digital temos duas opções:
CERTIFICADO DIGITAL A1
O procedimento ideal para cadastrar empresas com certificado digital do tipo A1, é marcando a opção de "Download de documentos via servidor".
Dessa forma, o download das notas fiscais é realizado automaticamente via servidor da IOB, não dependendo do aplicativo do IOB Gerencia XML estar aberto na máquina do cliente para executar a baixa dos arquivos.
Após, irá habilitar o botão "Carregar arquivo", onde é possível buscar pelo arquivo do certificado digital na máquina do cliente.
Geralmente a extensão desse arquivo é em .pfx ou .p12, o sistema aceita ambos.
Importante: Instruir o cliente a reinstalar o certificado em sua máquina antes mesmo de carregar para o IOB Gerencia XML.
Ao abrir a tela de instalação, quando for inserir a senha do certificado, é necessário selecionar a caixinha "Marcar esta chave como exportável".
Em seguida, basta concluir a instalação e carregar para o sistema.
CERTIFICADO DIGITAL A3/TOKEN
Para empresas que possuem o certificado digital do tipo A3, o procedimento ideal é buscar por ele através da listagem dos certificados instalados no Windows.
Já que o certificado precisa estar conectado na máquina para ser utilizado, a baixa automática via servidor não irá atendê-lo da mesma forma que o A1.
Portanto, na tela de cadastro, deve clicar no botão "Certificado digital" e buscar pelo certificado da empresa que deve estar conectado à máquina no momento do cadastro.
Após selecionar a empresa, o sistema pede para digitar a senha de instalação do certificado.
Em seguida, basta clicar em "Confirmar".
Lembrando que precisa ser feito manualmente o download das notas para essa empresa acesse a rotina em:
"Opções > Importar Arquivos XML > Aba Busca RFB > Baixar"
Importante: A cada baixa manual, o sistema pede a senha de instalação do certificado. Este precisa estar conectado na máquina para o download ser efetuado com sucesso.
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