APP Vendas - Como habilitar e configurar o primeiro acesso ao app
Ultima Atualização: 24/02/2023 Artigo de código : 5226        
Antes de Iniciar as
configurações para utilizar o seu APP de Vendas, é de extrema
importância que verifique como realizar os cadastros e quais os campos
obrigatórios para realizar o preenchimento e evitar erros na sincronização.
Para conhecer e conferir em seu sistema essas dicas importantes, CLIQUE
AQUI
Depois que realizou a conferência de seus cadastros, conforme o passo a passo
acima, realize a configuração de seu sistema para utilização do APP de Vendas.
PASSO 1
Acesse
o sistema "Start com o usuário Administrador", pois
somente esse usuário terá acesso a todas as parametrizações. Depois acesse
dentro do Módulo Comercial o menu "Arquivo" >
"Opções" > "Aba App Vendas" > e
preencha os campos abaixo:
Exemplos:
"Vendedores - Permitir Visualizar": esse campo
refere-se aos clientes que o usuário do app irá visualizar em sua listagem para
realizar as vendas.
"Todos os clientes": Todos os Vendedores terão acesso a
todos os cadastros de clientes;
Apenas seus clientes: dentro do Cadastro de Clientes, aba
Informações Adicionais, possui o campo Vendedor, onde sendo vinculado um
vendedor nesse campo e selecionando essa opção "Apenas seus
clientes", os Vendedores só terão acesso aos clientes que estão
vinculados com o seu nome;
Sincronizar Produtos com Finalidade: Nesse campo marque quais dessas
opções de finalidades que deseja visualizar em seu app: "Revenda", "Material
de Expediente/Insumo", "Matéria Prima" e "Produção
Própria". Dentro do Cadastro de Produto, "Aba
Geral", possui o campo "Finalidades", o que for
selecionado nesse campo, será filtrado através dos cadastros de produtos e
enviados para o app;
PASSO 2
Depois acesse
a aba "CLIENTES E FORNECEDORES" > opção "Colaboradores" >
selecione o botão "Novo Colaborador" para cadastrar
um novo colaborador ou acesse o cadastro já existente, caso já tenha esse
colaborador cadastrado e preencha os campos obrigatórios:
"Nome": Informe o nome do seu colaborador;
"CPF": Informe o CPF do seu colaborador, caso não tenha, pode
deixar o campo em branco e realizar o preenchimento depois;
"Cargo/Função": Selecione a opção Vendedor ou Vendedora;
"E-mail": informe o e-mail do seu colaborador. Ele terá que ter
acesso a esse e-mail, pois irá precisar acessar o e-mail no primeiro acesso ao
app;
Os demais
campos podem ser preenchidos conforme a necessidade e depois é só clicar no
botão "OK";
Importante: Não pode ser
utilizado o mesmo e-mail para mais de um colaborador/usuário.
PASSO 3
Acesse a
aba "CATEGORIAS", opção "Segurança" > "Grupos",
confira se já possui cadastrado algum grupo de Vendedores, caso não tenha
cadastrado ainda, clique no botão "Novo Grupo", no
campo "Nome" preencha "Vendedores" e
logo abaixo terá todos os Módulos que possui no Start "Geral, Comercial, Estoque, Financeiro e Cadastros",
ao clicar em cada uma dessas pastas, irá apresentar as operações disponíveis
naquele módulo selecionado, selecione apenas o que deseja que o Grupo de
Vendedores tenha acesso. Depois de selecionar as opções de todos os Módulos,
clique no botão "OK";
PASSO 4
Ainda na
aba "CATEGORIAS" > opção "Segurança" > "Usuário", clique
no botão "Novo Usuário" e faça o cadastro do seu
colaborador que terá o usuário no APP de Vendas preenchendo os campos
obrigatórios:
"Login
do Usuário": informe um nome
para o usuário que ele irá informar ao acessar o app, da forma que escrever
nesse campo, o usuário terá que digitar ao acessar no app. Lembrando que não
pode ter usuários com nomes iguais. Exemplo: Jose e José, terá que ser
cadastrado com alguma informação a mais para diferenciar os dois usuários.
Exemplo: Jose e Jose Souza;
"Colaborador": selecione o cadastro de seu colaborador que foi
cadastrado no "Passo 2" acima, o sistema já irá
preencher os campos Nome e E-mail;
"Grupo": selecione o Grupo de "Vendedores" que
já tinha cadastrado ou que acabou de cadastrar no "Passo 3" acima;
"Senha": crie uma senha para esse usuário acessar o app e no
campo "Confirmação da Senha", repita a mesma senha e
clique no botão "OK" para finalizar; A senha deve conter:
Letra maiúscula, minúscula, caractere especial um número, no mínimo 10
caracteres.
Importante: Anote o "Login
do Usuário" e a "Senha" cadastrada,
pois o usuário irá precisar dessas informações quando for acessar o app. Outra
informação também é que o mesmo colaborador não pode estar vinculado em mais de
um "Cadastro de Usuário" e não pode ser vinculado ao
colaborador "Vendedor Padrão", no cadastro do usuário.
PASSO 5
Continuando na
aba "CATEGORIAS" > opção "Compras e
Vendas" > "Modelo de Pedido de Venda",
clique no botão "Novo Modelo Ped. de Venda". No
campo "Descrição" informe "APP de
Vendas", para diferenciar esse modelo dos demais, depois no campo
Financeiro selecione as opções que deseja permitir que são:
"Permitir
Concluir Recebimento Parcial": essa
opção faz com que o sistema permita que o usuário informe um valor recebido
menor que o total do pedido. Exemplo: Se o valor total do Pedido for R$ 100,00,
irá conseguir informar que o cliente pagou R$ 50,00 e o restante irá continuar
em aberto para ser informado o recebimento em outro momento. Se não selecionar
essa opção e for informado um valor recebido menor que o valor total do pedido,
o sistema não irá permitir concluir o recebimento com um valor menor.
"Encerrar
Pedido ao Concluir Recebimento":
essa opção deixará o pedido com o status "Encerrado", assim que for
informado a forma de pagamento no pedido (clicando em "Receber" e
selecionando uma forma de pagamento). Quando o pedido é Encerrado, o sistema
não permite alterar nenhuma das informações dele. Se deixar desmarcada essa
opção, o pedido só será Encerrado quando um usuário acessar o pedido e clicar
no botão "Encerrar".
"Lançar
automaticamente pedidos com data do dia e retroativa": selecionando essa opção, ao informar que o pagamento do
pedido será "À Vista" o status financeiro já ficará
como "Quitado".
"Reservar
Produto no estoque ao adicionar no Pedido": se selecionar essa opção, ao utilizar esse modelo de
Pedido de Venda, todos os produtos desses pedidos ficarão como "Reservados",
dessa forma ficarão indisponíveis para venda. Se o pedido for cancelado ou
excluído, a mercadoria volta a ficar disponível no estoque.
No campo "Entrega",
selecione uma das opções abaixo:
"Simplificada
- Informada pelo usuário": Essa é a
opção mais utilizada pelos usuários, pois selecionando essa opção, o sistema
irá apresentar dentro do pedido um botão "Entregar", ao clicar nesse
botão, o status da entrega ficará como "Entregue";
"No
recebimento - Entrega completa no recebimento do Pedido": Selecionando essa opção, o pedido ficará com o
status "Entregue", assim que for informada a forma
de pagamento do pedido (clicando em "Receber" e selecionando
uma forma de pagamento).
"Completa
- Uma ou mais entregas por Pedido":
Esse parâmetro permitirá ao usuário informar uma ou mais entregas para o mesmo
pedido, assim, ao clicar em "Entregar", apresentará uma tela
para que confirme quais e quantos produtos foram entregues. Essa opção é
interessante para empresas que trabalham com entregas programadas. Exemplo: o
cliente compra certa quantidade de um produto e pede para entregar em frações,
com esse modelo é possível informar isso no sistema e ter um rastreamento dos
produtos que ainda não foram enviados para o cliente.
Depois
selecione um dos modelos de Formulário de impressão do Pedido de Venda:
"Formulário
de Impressão": defina qual será o
layout de impressão desse modelo de Pedido de Venda, selecionando uma dar
opções: ("Padrão", "Cupom Não Fiscal", "Proforma" ou "2
vias"). Para visualizar cada um desses Modelos e também a opção "Aparência
Simples" logo abaixo, clique aqui.
Depois é só
clicar no botão "OK";
PASSO 6
Acesse
o menu "Principal" > "Opções"
> "Aba Vendas" > no campo "Modelo Padrão
de Pedido", selecione o Modelo "APP de Vendas" que
cadastrou no "Passo 5" acima e clique no botão "OK";
PASSO 7
Antes de realizar o próximo passo, é necessário tem pelo menos um
cadastro de cliente e um produto cadastrado em seu sistema. Se você já tiver
clientes e produtos cadastrados, acesse o menu "Principal" >
"SConnected" > realize o registro de sua
empresa no campo "Registre agora mesmo" realizando o
preenchimento dos campos:
"Empresa": Crie um nome para
registrar a sua empresa, esse nome também será usado para fazer o login no APP
de Vendas;
"Senha": Crie uma senha para
esse registro e também para realização do sincronismo dentro do Start, repita a
mesma senha no campo "Confirmação" e clique no
botão "Registrar";
Importante: Anote essas informações do nome de registro da "Empresa e
a Senha", pois essas informações serão usadas em outros
momentos e por aqui não temos como recuperar esses dados. Caso o usuário
esqueça o nome de registro da empresa e a senha, é necessário realizar um novo
cadastro;
Assim que
realizar o registro da empresa, o sistema já realiza a Sincronização
automaticamente;
PASSO 8
Se
ainda não tiver o aplicativo do App de Vendas em seu Smartphone ou Tablet,
acesse a loja de aplicativos do sistema operacional do seu aparelho (Play Store
para Android / Apple Store para iPhone) e baixe o "App Vendas ao³
Tech";
PASSO 9
Acesse o
seu "APP de Vendas" em seu Smartphone ou Tablet e
preencha o "Nome da empresa" da mesma forma que
cadastrou no "Passo 7" acima;
Depois informe
o "Nome do Usuário" e a "Senha" do
Usuário, que foi cadastrada no "Passo 4"acima e clique no
botão "Acessar";
PASSO 10
Como é o
primeiro acesso desse usuário ao app, ele irá enviar um código de segurança
para o e-mail informado no cadastro do Colaborador desse usuário, para
redefinição de sua senha. Localize o e-mail de "Recuperação de
Senha", que pode ter sido enviado para o Lixo eletrônico e
informe o código que foi enviado no campo "Código de
segurança" do seu app e clique no botão "Avançar";
Observação: Esse código
terá letras minúsculas e maiúsculas e deverá ser digitado em seu Smartphone ou
Tablet, da mesma forma que consta em seu e-mail, exemplo: se o código recebido
foi "abCDEf", terá que digitar as letras minúsculas e
maiúsculas da mesma forma no campo "Código de segurança";
PASSO 11
Informe
uma "Nova senha" que tenha de 8 a 20
caracteres, contendo pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um
número e um caractere especial como @, %, &",?, entre outros e logo
abaixo repita a mesma senha no campo "Confirmar senha" e
clique no botão "Alterar Senha", irá apresenta a
informação:
Atenção: Senha alterada
com sucesso, clique em OK;
PASSO 12
Irá
voltar para a primeira tela onde terá que informar novamente o "Nome
da empresa" da mesma forma que colocou na opção "Connected", "Nome
do usuário" e a nova "Senha" cadastrada;
Pronto!
Agora você já pode utilizar o seu APP de Vendas!
Informações
complementares:
CLIQUE
AQUI para saber
como Realizar o Sincronismo dos Dados
CLIQUE
AQUI para saber como utilizar o aplicativo Vendas
CLIQUE
AQUI para saber como proceder quando visualizar a mensagem: "Name
não pode ficar em branco"?
CLIQUE
AQUI para saber como proceder quando visualizar a
mensagem: "Options Symbols não pode ficar em branco"
CLIQUE
AQUI para saber o motivo de não apresentar todos os Produtos no APP
Vendas
CLIQUE
AQUI para saber o motivo de não apresentar todos os clientes no APP Vendas
CLIQUE
AQUI para saber como Compartilhar Pedido (Whatsapp, Facebook,
e-mail, Messenger, Imprimir, Salvar em PDF)
CLIQUE
AQUI para saber como proceder quando
visualizar a mensagem: "Necessário vincular um vendedor /
colaborador ao seu usuário do aplicativo"