APP Vendas - Como habilitar e configurar o primeiro acesso ao app

Ultima Atualização: 24/02/2023    Artigo de código : 5226             

Antes de Iniciar as configurações para utilizar o seu APP de Vendas, é de extrema importância que verifique como realizar os cadastros e quais os campos obrigatórios para realizar o preenchimento e evitar erros na sincronização.


Para conhecer e conferir em seu sistema essas dicas importantes, 
CLIQUE AQUI


Depois que realizou a conferência de seus cadastros, conforme o passo a passo acima, realize a configuração de seu sistema para utilização do APP de Vendas.



PASSO 1

Acesse o sistema "Start com o usuário Administrador", pois somente esse usuário terá acesso a todas as parametrizações. Depois acesse dentro do Módulo Comercial o menu "Arquivo" > "Opções" > "Aba App Vendas" > e preencha os campos abaixo:

Exemplos:

"Vendedores - Permitir Visualizar": esse campo refere-se aos clientes que o usuário do app irá visualizar em sua listagem para realizar as vendas. 

"Todos os clientes": Todos os Vendedores terão acesso a todos os cadastros de clientes;

Apenas seus clientes: dentro do Cadastro de Clientes, aba Informações Adicionais, possui o campo Vendedor, onde sendo vinculado um vendedor nesse campo e selecionando essa opção "Apenas seus clientes", os Vendedores só terão acesso aos clientes que estão vinculados com o seu nome;

Sincronizar Produtos com Finalidade: Nesse campo marque quais dessas opções de finalidades que deseja visualizar em seu app: "Revenda""Material de Expediente/Insumo", "Matéria Prima" e "Produção Própria". Dentro do Cadastro de Produto, "Aba Geral", possui o campo "Finalidades", o que for selecionado nesse campo, será filtrado através dos cadastros de produtos e enviados para o app;


PASSO 2

Depois acesse a aba "CLIENTES E FORNECEDORES" > opção "Colaboradores" > selecione o botão "Novo Colaborador" para cadastrar um novo colaborador ou acesse o cadastro já existente, caso já tenha esse colaborador cadastrado e preencha os campos obrigatórios:

"Nome": Informe o nome do seu colaborador;

"CPF": Informe o CPF do seu colaborador, caso não tenha, pode deixar o campo em branco e realizar o preenchimento depois;

"Cargo/Função": Selecione a opção Vendedor ou Vendedora;

"E-mail": informe o e-mail do seu colaborador. Ele terá que ter acesso a esse e-mail, pois irá precisar acessar o e-mail no primeiro acesso ao app;

Os demais campos podem ser preenchidos conforme a necessidade e depois é só clicar no botão "OK";

Importante: Não pode ser utilizado o mesmo e-mail para mais de um colaborador/usuário.


PASSO 3

Acesse a aba "CATEGORIAS", opção "Segurança" > "Grupos", confira se já possui cadastrado algum grupo de Vendedores, caso não tenha cadastrado ainda, clique no botão "Novo Grupo", no campo "Nome" preencha "Vendedores" e logo abaixo terá todos os Módulos que possui no Start "GeralComercialEstoqueFinanceiro e Cadastros", ao clicar em cada uma dessas pastas, irá apresentar as operações disponíveis naquele módulo selecionado, selecione apenas o que deseja que o Grupo de Vendedores tenha acesso. Depois de selecionar as opções de todos os Módulos, clique no botão "OK";


PASSO 4

Ainda na aba "CATEGORIAS" > opção "Segurança" > "Usuário", clique no botão "Novo Usuário" e faça o cadastro do seu colaborador que terá o usuário no APP de Vendas preenchendo os campos obrigatórios:

"Login do Usuário": informe um nome para o usuário que ele irá informar ao acessar o app, da forma que escrever nesse campo, o usuário terá que digitar ao acessar no app. Lembrando que não pode ter usuários com nomes iguais. Exemplo: Jose e José, terá que ser cadastrado com alguma informação a mais para diferenciar os dois usuários. Exemplo: Jose e Jose Souza;

"Colaborador": selecione o cadastro de seu colaborador que foi cadastrado no "Passo 2" acima, o sistema já irá preencher os campos Nome e E-mail;

"Grupo": selecione o Grupo de "Vendedores" que já tinha cadastrado ou que acabou de cadastrar no "Passo 3" acima;

"Senha": crie uma senha para esse usuário acessar o app e no campo "Confirmação da Senha", repita a mesma senha e clique no botão "OK" para finalizar; A senha deve conter: Letra maiúscula, minúscula, caractere especial um número, no mínimo 10 caracteres.

Importante: Anote o "Login do Usuário" e a "Senha" cadastrada, pois o usuário irá precisar dessas informações quando for acessar o app. Outra informação também é que o mesmo colaborador não pode estar vinculado em mais de um "Cadastro de Usuário" e não pode ser vinculado ao colaborador "Vendedor Padrão", no cadastro do usuário.


PASSO 5

Continuando na aba "CATEGORIAS" > opção "Compras e Vendas" "Modelo de Pedido de Venda", clique no botão "Novo Modelo Ped. de Venda". No campo "Descrição" informe "APP de Vendas", para diferenciar esse modelo dos demais, depois no campo Financeiro selecione as opções que deseja permitir que são:

"Permitir Concluir Recebimento Parcial": essa opção faz com que o sistema permita que o usuário informe um valor recebido menor que o total do pedido. Exemplo: Se o valor total do Pedido for R$ 100,00, irá conseguir informar que o cliente pagou R$ 50,00 e o restante irá continuar em aberto para ser informado o recebimento em outro momento. Se não selecionar essa opção e for informado um valor recebido menor que o valor total do pedido, o sistema não irá permitir concluir o recebimento com um valor menor.

"Encerrar Pedido ao Concluir Recebimento": essa opção deixará o pedido com o status "Encerrado", assim que for informado a forma de pagamento no pedido (clicando em "Receber" e selecionando uma forma de pagamento). Quando o pedido é Encerrado, o sistema não permite alterar nenhuma das informações dele. Se deixar desmarcada essa opção, o pedido só será Encerrado quando um usuário acessar o pedido e clicar no botão "Encerrar".

"Lançar automaticamente pedidos com data do dia e retroativa": selecionando essa opção, ao informar que o pagamento do pedido será "À Vista" o status financeiro já ficará como "Quitado".

"Reservar Produto no estoque ao adicionar no Pedido": se selecionar essa opção, ao utilizar esse modelo de Pedido de Venda, todos os produtos desses pedidos ficarão como "Reservados", dessa forma ficarão indisponíveis para venda. Se o pedido for cancelado ou excluído, a mercadoria volta a ficar disponível no estoque.

No campo "Entrega", selecione uma das opções abaixo:

"Simplificada - Informada pelo usuário": Essa é a opção mais utilizada pelos usuários, pois selecionando essa opção, o sistema irá apresentar dentro do pedido um botão "Entregar", ao clicar nesse botão, o status da entrega ficará como "Entregue";

"No recebimento - Entrega completa no recebimento do Pedido": Selecionando essa opção, o pedido ficará com o status "Entregue", assim que for informada a forma de pagamento do pedido (clicando em "Receber" e selecionando uma forma de pagamento).

"Completa - Uma ou mais entregas por Pedido": Esse parâmetro permitirá ao usuário informar uma ou mais entregas para o mesmo pedido, assim, ao clicar em "Entregar", apresentará uma tela para que confirme quais e quantos produtos foram entregues. Essa opção é interessante para empresas que trabalham com entregas programadas. Exemplo: o cliente compra certa quantidade de um produto e pede para entregar em frações, com esse modelo é possível informar isso no sistema e ter um rastreamento dos produtos que ainda não foram enviados para o cliente.

Depois selecione um dos modelos de Formulário de impressão do Pedido de Venda:

"Formulário de Impressão": defina qual será o layout de impressão desse modelo de Pedido de Venda, selecionando uma dar opções: ("Padrão", "Cupom Não Fiscal""Proforma" ou "2 vias"). Para visualizar cada um desses Modelos e também a opção "Aparência Simples" logo abaixo, clique aqui.

Depois é só clicar no botão "OK";


PASSO 6

Acesse o menu "Principal" > "Opções" > "Aba Vendas" > no campo "Modelo Padrão de Pedido", selecione o Modelo "APP de Vendas" que cadastrou no "Passo 5" acima e clique no botão "OK";


PASSO 7

Antes de realizar o próximo passo, é necessário tem pelo menos um cadastro de cliente e um produto cadastrado em seu sistema. Se você já tiver clientes e produtos cadastrados, acesse o menu "Principal" > "SConnected" > realize o registro de sua empresa no campo "Registre agora mesmo" realizando o preenchimento dos campos:

"Empresa": Crie um nome para registrar a sua empresa, esse nome também será usado para fazer o login no APP de Vendas;

"Senha": Crie uma senha para esse registro e também para realização do sincronismo dentro do Start, repita a mesma senha no campo "Confirmação" e clique no botão "Registrar";

Importante: Anote essas informações do nome de registro da "Empresa e a Senha", pois essas informações serão usadas em outros momentos e por aqui não temos como recuperar esses dados. Caso o usuário esqueça o nome de registro da empresa e a senha, é necessário realizar um novo cadastro;



Assim que realizar o registro da empresa, o sistema já realiza a Sincronização automaticamente;


PASSO 8

Se ainda não tiver o aplicativo do App de Vendas em seu Smartphone ou Tablet, acesse a loja de aplicativos do sistema operacional do seu aparelho (Play Store para Android / Apple Store para iPhone) e baixe o "App Vendas ao³ Tech";


PASSO 9

Acesse o seu "APP de Vendas" em seu Smartphone ou Tablet e preencha o "Nome da empresa" da mesma forma que cadastrou no "Passo 7" acima;

Depois informe o "Nome do Usuário" e a "Senha" do Usuário, que foi cadastrada no "Passo 4"acima e clique no botão "Acessar";


PASSO 10

Como é o primeiro acesso desse usuário ao app, ele irá enviar um código de segurança para o e-mail informado no cadastro do Colaborador desse usuário, para redefinição de sua senha. Localize o e-mail de "Recuperação de Senha", que pode ter sido enviado para o Lixo eletrônico e informe o código que foi enviado no campo "Código de segurança" do seu app e clique no botão "Avançar";

Observação: Esse código terá letras minúsculas e maiúsculas e deverá ser digitado em seu Smartphone ou Tablet, da mesma forma que consta em seu e-mail, exemplo: se o código recebido foi "abCDEf", terá que digitar as letras minúsculas e maiúsculas da mesma forma no campo "Código de segurança";


PASSO 11

Informe uma "Nova senha" que tenha de 8 a 20 caracteres, contendo pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúsculaum número e um caractere especial como @, %, &",?, entre outros e logo abaixo repita a mesma senha no campo "Confirmar senha" e clique no botão "Alterar Senha", irá apresenta a informação: 

Atenção: Senha alterada com sucesso, clique em OK;


PASSO 12

Irá voltar para a primeira tela onde terá que informar novamente o "Nome da empresa" da mesma forma que colocou na opção "Connected""Nome do usuário" e a nova "Senha" cadastrada;


Pronto!

Agora você já pode utilizar o seu APP de Vendas!

 

Informações complementares:

 

CLIQUE AQUI para saber como Realizar o Sincronismo dos Dados

CLIQUE AQUI para saber como utilizar o aplicativo Vendas

CLIQUE AQUI para saber como proceder quando visualizar a mensagem: "Name não pode ficar em branco"?

CLIQUE AQUI para saber como proceder quando visualizar a mensagem: "Options Symbols não pode ficar em branco"

CLIQUE AQUI para saber o motivo de não apresentar todos os Produtos no APP Vendas

CLIQUE AQUI para saber o motivo de não apresentar todos os clientes no APP Vendas

CLIQUE AQUI para saber como Compartilhar Pedido (Whatsapp, Facebook, e-mail, Messenger, Imprimir, Salvar em PDF)

CLIQUE AQUI para saber como proceder quando visualizar a mensagem: "Necessário vincular um vendedor / colaborador ao seu usuário do aplicativo"




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