Alteração do Regime Tributário da Empresa Simples Nacional para RPA - (Regime Normal de Apuração)
Ultima Atualização: 30/07/2024 Artigo de código : 6834        
Siga as orientações abaixo para alteração do Regime Tributário da Empresa Simples Nacional para RPA - (Regime Normal de Apuração):
PASSO 1
CLIQUE AQUI e faça a consulta no site de Consulta Centralizada do Contribuinte para confirmar se o Regime de Apuração da sua empresa realmente foi alterado.
PASSO 2
No sistema Faturamento, acesse o menu "Cadastros > Empresas > Clique duas vezes sobre a empresa que que deseja alterar > na Aba Dados Fiscais\eCRM" no campo Simples Nacional altere para "Não". Feche o sistema e abra novamente.
PASSO 3
Acesse o menu "Produtos > Clique duas vezes sobre o produto que irá emitir na nota > Clique na Aba Tributos > Sub Aba Geral" e configure as tributações dos impostos relativos aos tributos ICMS, IPI , de acordo com o novo Regime de Apuração.
Observação: A partir de agora a tributação de ICMS passa a ser preenchida no Campo: Cód. Sit. Trib B no lugar da configuração: Código de Situação da Operação - Simples Nacional (CSOSN). Por exemplo, o que era CSOSN 900 passa ser 90.
Se atente também a configuração de Aliq. por UF? Caso esteja como "Sim", essa alteração deverá ser feita por todos os seus estados cadastrados, poderá alterar vários produtos de uma vez, CLIQUE AQUI para visualizar o processo de consistência.
Dúvidas de qual código selecionar, consulte sua Contabilidade.
PASSO 4
Acesse o menu "Cadastros > Produtos > Aba Tributos > sub aba PIS e COFINS" e indique como será a estes impostos.
Observação: Se configurar as alíquotas de PIS e COFINS no cadastro de Produtos, o sistema irá filtrar estes percentuais na Digitação de Nota.
Dúvidas, consulte sua Contabilidade.
PASSO 5
Acesse o menu "Cadastros > Outros Cadastros > Tipos de Nota > Selecione o tipo de nota que mais utiliza e clique na Aba Manutenção".
Verifique o preenchimento do campo Obs. N.F, muitas empresas optante pelo simples nacional tem configurado a observação de aproveitamento de Crédito, se for esse o caso, poderá apagar a informação das observações, ou editar ela para remover o cálculo do Aproveitamento de Crédito.
PASSO 6
Ainda no tipo de nota clique na Aba ICMS/IPI, configure o calculador do ICMS e IPI e o que irá influenciar e agregar nas tributações.
Para gerar valor de ICMS ou IPI selecione a opção "Tributado".
PASSO 7
Se for tributar o PIS e COFINS configure na Aba Serviços e Retenções, para mais informações CLIQUE AQUI.
Se for tributar Substituição Tributária (ICMS ST) configure na Aba Subs. Tributária, para mais informações CLIQUE AQUI.
PASSO 8
Após as alterações nos cadastros, você já pode digitar e emitir suas Notas Fiscais.