EFD-CONTRIBUIÇÕES - Como informar uma devolução de compra ?

Ultima Atualização: 01/08/2018    Artigo de código : 9663             


Como informar uma devolução de compra na EFD-CONTRIBUIÇÕES?

As notas fiscais relativas às devoluções de compras, referentes a operações de aquisição com crédito da não cumulatividade, devem ser escriturados pela pessoa jurídica, no mês da devolução, e os valores dos créditos correspondentes a serem anulados/estornados, devem ser informados preferencialmente mediante ajuste na base de cálculo da compra dos referidos bens, seja nos registros C100/C170 (informação individualizada), seja nos registros C190 e filhos (informação consolidada).

Caso não seja possível proceder estes ajustes diretamente no bloco C, a pessoa jurídica poderá proceder aos ajustes diretamente no bloco M, nos respectivos campos (campo 10 dos registros M100 e M500) e o detalhamento nos registros de ajustes de crédito (M110 e M510). Neste último caso, deverá utilizar o campo ?NUM_DOC? e ?DESCR_AJ? para relacionar as notas fiscais de devolução, como ajuste de redução de crédito.

Por se referir a uma operação de saída, a devolução de compra deve ser escriturada com o CST 49. 


Fonte: Perguntas e Respostas EFD Contribuições.pdf


Artigos Relacionados 

CLIQUE AQUI - Devolução de Compra (Regime Cumulativo) - "Apuração Módulo Imposto PIS/COFINS"

CLIQUE AQUI - Devolução de Compra (Regime Não-Cumulativo) - Quando a devolução ocorreu no período seguinte ao mês da compra "Apuração Módulo Imposto PIS/COFINS"

CLIQUE AQUI - Devolução de Compra (Regime Não-Cumulativo) - Quando a devolução ocorreu dentro do mesmo período da compra "Apuração Módulo Imposto PIS/COFINS"



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
9663