eSocial - 1ª FASE - Carga Inicial do Grupo 4 - G4
Ultima Atualização: 10/02/2022 Artigo de código : 14996        
O
Grupo 4 é composto por órgãos públicos, foi enquadrado para início de
obrigatoriedade de transmissões iniciais para o e Social em julho de 2021.
A
Primeira Fase - Carga Inicial é composta pelos seguintes eventos:
S-1000:
Informações do Empregador Contribuinte/Órgão Publico
S-1005: Tabela de
Estabelecimentos, Obras de Construção Civil ou Unidades de Órgãos
Públicos
S-1010: Tabela de Rubricas
S-1020: Tabela de Lotações
Tributárias
S-1030: Tabela de Cargos/Empregos
Públicos
S-1040: Tabela de Funções/Cargos em
Comissão
S-1050: Tabela de Horários/Turnos
de Trabalho
S-1070: Tabela de Processos
Administrativos/Judiciais
Porém,
através do software IOB foi determinado a transmissão dos eventos S-1000 e S-1005
a partir do mês 07/2021, e demais tabelas a partir de 09/2021, sendo ainda
prazo para envio das cargas iniciais. Para possibilitar o
início das transmissões via software, é imprescindível que os cadastros estejam
devidamente preenchidos para evitar rejeições na transmissão.
Antes do envio da carga inicial, sugerimos a
realização do IOB Diagnóstico eSocial:
- Passo 1: Acesse o menu e Social > Módulo IOB Diagnóstico.
- Selecione as opções desejadas para análise, com opção de
configurações de geração individual de cada tabela ou de todas as tabelas
cadastrais e clique em Gerar Diagnóstico.
- Passo 2: Após a validação de
que todos os cadastros estão aptos para transmissão ao eSocial, para geração
da Carga Inicial acesse Menu e Social > Carga Inicial - Geração de
Arquivos Iniciais - Tabelas e Funcionários - Gerar. Apresentará
a tela "Sucesso" - Arquivos Gerados com sucesso, clicar em OK. Todos os status
serão apresentados na cor cinza.
- Passo 3: Para acompanhar a transmissão
dos envios, o sistema disponibiliza a opção de "Acompanhamento de Transmissões", localizado no Menu e Social > Acompanhamento de Transmissão. Será
relacionado a relação das transmissões e seus status, ou seja, o que está sendo
enviado, o que está aguardando retorno, o que não foi gerado e também os que
retornaram com erro.
Importante: Coluna "Retornado
com erro" quando houver apontamentos informando os números de
quantidades de erros, poderá realizar um "duplo clique" para apresentar onde está esse erro.
-
Passo 4: menu eSocial > Acompanhamento de Transmissões > Verificar Erros.
Todos os erros
apresentados no Acompanhamento das transmissões, precisam ser corrigidos em
seus cadastros ou rotinas de origem, antes de uma nova geração para reenvio. Se não forem
feitas as devidas correções, ao clicar no botão Limpar Fila, os
erros são perdidos e não aparecem mais no Acompanhamento das Transmissões.
Porém, os problemas que originaram os erros ainda permanecem em seus
respectivos cadastros ou rotinas do sistema. Para evidenciar os erros
apresentados durante o acompanhamento, ao clicar no botão Verificar
Erros, será apresentado um relatório contendo todos os erros existentes no
momento da limpeza da fila.
Obs.: É possível selecionar os erros por Evento e por Data de Limpeza da Fila.
Certifique-se que todos os erros apresentados foram corrigidos
no sistema antes de gerar novamente os arquivos para reenvio. Além de verificar as transmissões, há a opção Limpar Fila no
Acompanhamento de Transmissões.
A opção de "Limpar Fila" pode ser executada para qualquer
status de erro. Ao executar a opção, todos os eventos retornados com erro terão
o status de transmissão alterado para não gerado. Será necessário acessar o
cadastro de tais eventos, alterar e gravar o cadastro para que o envio seja
feito.
Atenção: O reenvio de Carga Inicial é necessário estar ativo na
competência de envio da carga inicial conforme cronograma.
Significado de cada Status (Bolinha):
Amarelo: Cadastro Inapto (Verificar as inconsistências com o IOB diagnóstico
eSocial).
Vermelho: Enviado e retornado com Erro.
Azul: Pode ser Lote Criado ou Enviado e Aguardando retorno.
Cinza: Aguardando envio (apenas gerou o XML, mas nada foi enviado).
Verde: Enviado e retornado
com Sucesso.