eSocial - 1ª FASE - Carga Inicial do Grupo 4 - G4

Ultima Atualização: 10/02/2022    Artigo de código : 14996             

O Grupo 4 é composto por órgãos públicos, foi enquadrado para início de obrigatoriedade de transmissões iniciais para o e Social em julho de 2021.

A Primeira Fase - Carga Inicial é composta pelos seguintes eventos: 

S-1000: Informações do Empregador Contribuinte/Órgão Publico

S-1005: Tabela de Estabelecimentos, Obras de Construção Civil ou Unidades de Órgãos Públicos 

S-1010: Tabela de Rubricas 

S-1020: Tabela de Lotações Tributárias 

S-1030: Tabela de Cargos/Empregos Públicos 

S-1040: Tabela de Funções/Cargos em Comissão 

S-1050: Tabela de Horários/Turnos de Trabalho 

S-1070: Tabela de Processos Administrativos/Judiciais 


Porém, através do software IOB foi determinado a transmissão dos eventos S-1000 e S-1005 a partir do mês 07/2021, e demais tabelas a partir de 09/2021, sendo ainda prazo para envio das cargas iniciais. Para possibilitar o início das transmissões via software, é imprescindível que os cadastros estejam devidamente preenchidos para evitar rejeições na transmissão.


Antes do envio da carga inicial, sugerimos a realização do IOB Diagnóstico eSocial:

 

- Passo 1: Acesse o menu e Social > Módulo IOB Diagnóstico.




 - Selecione as opções desejadas para análise, com opção de configurações de geração individual de cada tabela ou de todas as tabelas cadastrais e clique em Gerar Diagnóstico.




- Passo 2: Após a validação de que todos os cadastros estão aptos para transmissão ao eSocial, para geração da Carga Inicial acesse Menu e Social > Carga Inicial - Geração de Arquivos Iniciais - Tabelas e Funcionários - Gerar.  Apresentará a tela "Sucesso" -  Arquivos Gerados com sucesso, clicar em OK. Todos os status serão apresentados na cor cinza.


- Passo 3: Para acompanhar a transmissão dos envios, o sistema disponibiliza a opção de "Acompanhamento de Transmissões", localizado no Menu e Social > Acompanhamento de Transmissão. Será relacionado a relação das transmissões e seus status, ou seja, o que está sendo enviado, o que está aguardando retorno, o que não foi gerado e também os que retornaram com erro.


Importante: Coluna "Retornado com erro" quando houver apontamentos informando os números de quantidades de erros, poderá realizar um "duplo clique" para apresentar onde está esse erro.


- Passo 4: menu eSocial > Acompanhamento de Transmissões > Verificar Erros.

Todos os erros apresentados no Acompanhamento das transmissões, precisam ser corrigidos em seus cadastros ou rotinas de origem, antes de uma nova geração para reenvio. Se não forem feitas as devidas correções, ao clicar no botão Limpar Fila, os erros são perdidos e não aparecem mais no Acompanhamento das Transmissões. Porém, os problemas que originaram os erros ainda permanecem em seus respectivos cadastros ou rotinas do sistema. Para evidenciar os erros apresentados durante o  acompanhamento, ao clicar no botão Verificar Erros, será apresentado um relatório contendo todos os erros existentes no momento da limpeza da fila. 


Obs.: É possível selecionar os erros por Evento e por Data de Limpeza da Fila.


Certifique-se que todos os erros apresentados foram corrigidos no sistema antes de gerar novamente os arquivos para reenvio. Além de verificar as transmissões, há a opção Limpar Fila no Acompanhamento de Transmissões.  

A opção de "Limpar Fila" pode ser executada para qualquer status de erro. Ao executar a opção, todos os eventos retornados com erro terão o status de transmissão alterado para não gerado. Será necessário acessar o cadastro de tais eventos, alterar e gravar o cadastro para que o envio seja feito.

Atenção: O reenvio de Carga Inicial é necessário estar ativo na competência de envio da carga inicial conforme cronograma.

Significado de cada Status (Bolinha):

Amarelo: Cadastro Inapto (Verificar as inconsistências com o IOB diagnóstico eSocial).

Vermelho: Enviado e retornado com Erro.

Azul: Pode ser Lote Criado ou Enviado e Aguardando retorno.

Cinza: Aguardando envio (apenas gerou o XML, mas nada foi enviado).

Verde: Enviado e retornado com Sucesso.




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