Emissão Nota de Entrada - Importação

Ultima Atualização: 11/07/2024    Artigo de código : 3800             

Olá, soube que vai emitir uma Nota Fiscal de Importação (NF-e) e está com dúvidas sobre o passo a passo, não se preocupe pois eu vou te explicar como emitir esse tipo de nota através do IOB Emissor mas não se esqueça de verificar os dados da Declaração de Importação (DI) com o seu Despachante Aduaneiro os dados tributários da sua nota com o seu Consltor Tributário (Escritório de Contabilidade), vamos lá!


Importante: Ainda não se registrou no IOB Emissor? Tudo bemCLIQUE AQUI e veja como realizar o primeiro acesso.

Se você já se registrou, porém não se recorda da sua senha de acesso ao sistema CLIQUE AQUI e veja como realizar a recuperação da senha.

Já se registrou, porém não sabe como acessar o sistema? CLIQUE AQUI para acessar a página de acesso ao IOB Emissor.

Se ainda não configurou a sua NF-e CLIQUE AQUI e veja o passo a passo.


PASSO 1

Para emitir a nota de importação acesse o menu "Emissão de notas > Nota de Produtos (NFe) > Entrada de Produtos."



PASSO 2
Clique em "Nova Nota de Entrada".



PASSO 3
Nessa etapa será aberta a tela de digitação  da NF-e, informe o Fornecedor estrangeiro da sua nota, caso já tenha cadastrado seu Fornecedor você pode digitar o nome e selecionar o Fornecedor desejado nas opções que serão apresentadas.

Caso precise cadastrar um novo Fornecedor CLIQUE AQUI e veja o passo a passo.

Atenção: Você também pode cadastrar um novo Fornecedor clicando no botão + do campo de Fornecedor.


Importante: Após vincular o Fornecedor, você pode confirmar as informações cadastradas ou edita-las clicando no botão Lápis.


Atenção: Para clientes estrangeiros, no cadastro do cliente o CPF/CNPJ deve ficar em branco, ao selecionar o País de destino automaticamente o campo cidade estado deverá ficar como Exterior - EX.


PASSO 4
Agora você deve informar a natureza da operação que será utilizada nessa NF-e, caso já tenha cadastrado sua Natureza você pode digitar o nome e selecionar a Natureza desejada nas opções que serão apresentadas.



Caso precise cadastrar uma nova Natureza CLIQUE AQUI  e veja o passo a passo.

Atenção: Você também pode cadastrar uma nova Natureza clicando no botão + do campo Natureza.

Importante: Para esse tipo de operação o CFOP se inicia em 3 (Operações de Importação).

Caso tenha dúvidas sobre qual CFOP informar, orientamos que consulte o seu Consultor Tributário (Escritório de Contabilidade).



PASSO 5

Os
 campos de "Data e Hora de Entrada" e "Data e Hora da Emissão" são informados automaticamente pelo sistema conforme a data e hora da sua máquina, porém podem ser editados caso seja necessário.




PASSO 6

Esse não é um campo de preenchimento obrigatório, serve para referenciar a origem dessa nota fiscal, como um pedido de venda, ou algum código de controle interno.



PASSO 7

Na aba "Produtos", caso já tenha cadastrado o produto no sistema d
igite o nome do produto a ser adicionado na nota e apresentará uma lista para selecionar o produto já cadastrado, clique na opção desejada para que ele seja vinculado na sua nota.


Caso precise cadastrar um novo Produto CLIQUE AQUI  e veja o passo a passo.

Atenção: Você também pode cadastrar um novo Produto clicando no botão + do campo de Produto.



PASSO 8

Nessa etapa você deve clicar no produto da NF-e para abrir a janela "Detalhes do Item"

Atenção: Todos os campos a serem preenchidos nas etapas a seguir de orientação legal/ jurídica, sendo assim orientamos que consulte o seu serviço de Consultoria Tributária (Escritório de Contabilidade).




Na aba "Detalhes" você pode inserir a quantidade do seu produto e alterar algumas informações.

Atenção: Os campos neblinados só podem ser alterados através do menu "Cadastros > Produtos", ao abrir o cadastro do produto desejado e realizar a edição.

O valor gerado no campo "Valor Aproximado dos Tributos" deve ser configurado através do menu "Cadastros > Naturezas", ao abrir o cadastro da natureza e Habilitar/Desabilitar o cálculo automático.

Nessa aba é possível editar os campos:

  • Produto: Descrição do Item.
  • CFOP: Código da Operação (Selecione pela lista suspensa).
  • Código do Beneficiário: O preenchimento do Código do Benefício Fiscal  não é obrigatório, somente quando possui exigência do Estado (UF).
  • Quantidade: Informe a Quantidade do seu produto a  ser comercializado nessa NF-e.
  • Valor unitário: Informe o Valor unitário do seu produto.
  • Desconto unitário: Informe o valor de Desconto unitário do produto, e o sistema vai multiplicar de acordo com a quantidade de itens (se houver).
  • Desconto total do item: Informe o Desconto total do produto (se houver).
  • Valor do Frete: Informe o Valor do frete (se houver).
  • Valor do Seguro: Informe o Valor do Seguro desse produto (se houver).
  • Outras Despesas: Informe o Valor das Outras Despesas desse produto (se houver).
  • Detalhes do Pedido: Informe os dados do Pedido de Compra emitido por seu cliente, Número do Pedido e Item do Pedido. Ao preencher esses campos será gerado as TAGs: <xPed> e <nItemPed> no Arquivo XML. (se houver)

Atenção: O campo Total é calculado automaticamente. Esse campo é passível de edição manual, para isso basta selecionar a opção Cálculo Manual e preencher o Total do produto (Quantidade x Valor) manualmente, é importante salientar que a SEFAZ valida aos valores desse campo, portanto caso exista divergência de valores pode ocorre rejeição da sua NF-e.



PASSO 9 

Agora dentro da janela Detalhes do Item clique na Aba "ICMS" 
(Preenchimento Obrigatório).

O cálculo de ICMS próprio pode ser preenchido automaticamente de acordo com as informações da Categoria de ICMS vinculada ao produto da sua nota ou ao CST/CSON informado direto no produto da NF-e.

Você também pode editar as informações nessa aba.

CLIQUE AQUI e veja como cadastrar uma Categoria de ICMS para parametrizar essas informações.

Os campos dessa tela serão habilitados de acordo com o CST/CSOSN informado. No exemplo abaixo selecionamos a opção 00, confirme com o seu Consultor Tributário (Escritório de Contabilidade) qual o CST/CSOSN deve ser utilizado.

Importante: A Nota Fiscal de Importação possui um cálculo de tributação diferenciado, sendo assim é necessário desmarcar a opção Calcular automaticamente da aba ICMS e informar os valores e alíquotas dos campos de forma manual.

Atenção: Esse procedimento deve ser aplicado aos demais itens vinculados à sua NF-e.




PASSO 10

Agora dentro da janela "Detalhes do Item" clique na aba "PIS" 
(Preenchimento Obrigatório).

A CST (situação tributária) do PIS será preenchida de acordo com o que foi informado no cadastro do produto.

Caso a Nota Fiscal de Importação possua Base de cálculo do PIS diferenciada, será necessário desmarcar a opção "Calcular automaticamente" do PIS e informar a "Base de Cálculo", "Alíquota" e "Valor do PIS" de forma manual.

Atenção: Ao desmarcar a opção de cálculo automático a Base de Cálculo, a Alíquota, o Valor do PIS e os demais campos dessa etapa não serão calculados automaticamente, sendo necessário preencher o valor correto de cada campo dessa etapa de forma manual.




PASSO 11

Agora dentro da janela "Detalhes do Item" clique na aba "COFINS" (Preenchimento Obrigatório).

Caso a Nota Fiscal de Importação possua Base de cálculo do PIS diferenciada, será necessário desmarcar a opção "Calcular automaticamente" do COFINS e informar a "Base de Cálculo", "Alíquota" e "Valor do COFINS" de forma manual.

Atenção: Ao desmarcar a opção de cálculo automático a Base de Cálculo, a Alíquota, o Valor do COFINS e os demais campos dessa etapa não serão calculados automaticamente, sendo necessário preencher o valor correto de cada campo dessa etapa de forma manual.




PASSO 12

Agora dentro da janela "Detalhes do Item" clique na aba "IPI".

Caso a Nota Fiscal de Importação possua Base de cálculo do PIS diferenciada, será necessário desmarcar a opção "Calcular automaticamente" do IPI e informar a "Base de Cálculo", "Alíquota" e "Valor do IPI" de forma manual.

Atenção: Ao desmarcar a opção de cálculo automático a Base de Cálculo, a Alíquota, o Valor do IPI e os demais campos dessa etapa não serão calculados automaticamente, sendo necessário preencher o valor correto de cada campo dessa etapa de forma manual.



PASSO 13

A seguir clique na aba "Importação", e informe manualmente a "Base de Cálculo do II" (Imposto de Importação), o "Valor das despesas Aduaneiras", o "Valor IOF", a "Alíquota %," e o "Valor do Imposto de Importação".

Agora no campo da "Declaração de Importação" clique no Botão "+" para abrir a janela da "Declaração de Importação (DI)".



PASSO 14

A janela para preenchimento da Declaração de Importação será aberta em uma nova via, preencha os campos a seguir:




Número: Informe o Número do Documento de Importação DI;

Local de Desembarque: Informe o local de desembaraço;

Atenção: O desembaraço refere-se a chegada da mercadoria em território nacional seguido da fiscalização e liberação pela nossa alfandega, sendo esses locais os aeroportos, pontos de fronteiras, portos, entre outros. Para maiores esclarecimentos orientamos que consulte o seu despachante aduaneiro ou Consultor Tributário (Escritório de Contabilidade).

UF do Desembarque: Selecione a UF (Sigla do Estado) onde ocorreu o Desembaraço Aduaneiro;

Data do Desembarque: Selecione a data do Desembaraço Aduaneiro;

Via de Transporte: Selecione a via de transporte;

Código do Exportador: Informe o Código do exportador usado nos sistemas internos de informação do emitente da NF-e;

CNPJ do Adquirente: Informe o CNPJ da empresa adquirente (importador);

UF do CNPJ do Adquirente: Informe a UF (Sigla do Estado) da empresa adquirente (importador);

Data: Informe a data de Registro da DI;

Forma de Importação: Selecione a forma de transporte pela qual ocorreu a importação;

Valor da AFRMM: Informe o Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante.

Adições: Informe Número da adição, e a Sequência do item dentro da adição, a seguir informe o valor do Desconto do item da DI (se houver) e o Código do Fabricante estrangeiro usado nos sistemas internos de informação do emitente da NF-e.

Ao finalizar o preenchimento clique em "Salvar", após apresentar a mensagem informando que a D.I foi salva com sucesso clique em Voltar, dessa forma será redireciona a janela Detalhes do item.

Atenção: Caso não tenha informações para preencher na aba Combustível e Lote/Série clique em Adicionar.


PASSO 15

Na
 janela detalhes do Item clique na aba "Combustível" (Preenchimento obrigatório somente para produtos derivados de Petróleo).

Está relacionado aos itens com Classificação Fiscal (NCM) que se iniciam com: 27, 29, 34 e 38, esses necessitam do preenchimento do código e a descrição do produto conforme ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Dependendo do Código ANP é necessário preencher o Percentual do GLP derivado do petróleoPercentual de Gás Natural NacionalPercentual de Gás Natural ImportadoValor de partida e o Cod. de autorização / Reg. do CODIF.




PASSO 16

Na 
 janela detalhes do Item clique na aba "Lote/Série" (Preenchimento Opcional).

Esses campos permitem a rastreabilidade de qualquer produto sujeito a regulamentações sanitárias. A obrigatoriedade de preenchimento se aplica para produtos: Medicamentos /  Matérias - Primas Farmacêuticas, como o ao³ emissor  ainda não atende a Venda de Medicamentos, os campos referentes foram criados como facultativo para atender as demais operações.

Ao serem preenchidos será gerado o Grupo Rastro no arquivo XML.



Ao concluir as informações do produto na nota clique em "Adicionar".




PASSO 17

Os campos de "
Quantidade",  "Espécie", "Marca", "Numeração", "Peso Bruto" e "Peso Líquido" são as informações de embalagem que serão geradas na NF-e para o transporte adequado da mercadoria.



PASSO 18

 
O campo de observações é utilizado
 para inserir informações ao contribuinte (Tag: <xObs/>)

Atenção: É possível parametrizar este campo de acordo com a Categoria de ICMS vinculada ao Cadastro de Produto (Menu Cadastro > Categoria de ICMS campo: Observações)


PASSO 19


O campo de Totais se refere aos valores de "Frete"
, "Seguro",  "Desconto" e "Outras Despesas". Caso precise ratear uma ou mais dessas informações clique no botão ratear referente ao campo desejado, insira o valor desejado e clique em "Ratear", o valor inserido será somado/subtraído no campo total e rateado (dividido) entre os produtos inseridos na sua NF-e.

Atenção: Esses valores serão somados (Frete, Seguro e Outras Despesas) ou subtraídos (Desconto) do valor total da nota.



PASSO 20

O valor Total da nota pode ser alterado de forma manual se necessário, porém a soma total deve ser correspondente aos valores lançados na sua nota fiscal.



PASSO 21

No campo "Ind.Destino Operação" (a
baixo do campo Observações e Totais ) selecione "Operação com exterior".



PASSO 22

No campo de "Totais de Produtos" s
erão demonstrados e calculados automaticamente pelo sistema conforme as informações inseridas nos produtos e nos Totais. Aqui você pode fazer a conferência de todos os impostos que você lançou na sua NF-e (caso houver).



PASSO 23

Ao finalizar a digitação da sua NF-e note que no final da página do lado direito existem botões para algumas ações. Clique em Salvar para salvar a digitação da sua NF-e, após conferir as informações da NF-e clique em Validar e Emitir.

Salvar: Salvará as informações digitadas e a nota ficará armazenada na Aba Principal como Rascunho.

Validar: Fará a validação de todas as informações de preenchimento obrigatório da NF-e, caso algum campo esteja em branco o sistema acusará o campo.

Voltar: Utilize caso queira sair da digitação e consultar alguma informação em Cadastros ou Configuração.

Danfe: Poderá visualizar, para fins de conferência, todos os dados inseridos na nota fiscal no leiaute da DANFE – Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Ainda sem valor fiscal, pois a nota não foi enviada para autorização.

XML: Gere do XML para conferência. Ainda sem valor fiscal, pois a nota não foi enviada para autorização.

Emitir: Conclua a emissão enviando ao portal da Receita Federal. Essa deve ser a última etapa para a realização da nota fiscal.


Importante: Após salvar a sua nota você pode clicar em danfe para abrir a pré-visualização da nota antes da sua autorização, os dados inseridos na NF-e são de responsabilidade do emitente, portanto orientamos que sempre confira os dados antes de realizar a transmissão da sua nota.

Todas as notas em rascunho apresentam o número da Nota Fiscal  como 1, pois a mesma ainda não possui valor fiscal, o sistema irá atribuir a numeração da sua NF-e quando você clicar em emitir e ela entrar em processamento, as próximas notas vão seguir a sequência da numeração informada no menu "Configurações > Nota de Produto".

Ao finalizar a transmissão se as informações estiverem corretas e a Sefaz autorizar a sua nota, a mesma apresentará a situação Autorizada no canto superior direito.


Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu IOB Emissor.


Pronto, você emitiu a sua NF-e com êxito, saiba que foi um prazer compartilhar esse momento com você, até breve! 

 
Aprendo³





A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
3800