ANTECIPAÇÃO/SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - Cálculo Empresas Atacadistas/Distribuidor (Passo a Passo completo)

Ultima Atualização: 26/01/2022    Artigo de código : 4157             

Empresas Atacadistas/Distribuidor

A escrituração fiscal para as empresas atacadistas deve ser realizada observando o artigo 277 do RICMS-SP/2000. No sistema, para que isso ocorra, é necessário iniciar a parametrização pelo cadastro de empresa. 



1º Passo - Cadastro da Empresa:

Menu Arquivos > Empresas Usuárias > Aba Escrita Fiscal > Campo Apur. ST, deverá ser selecionada como Substituída e também como Atacadista/Distribuidor na tela Tipo de Empresa - Apur. S.T. (esta janela será apresentada ao clicar em "Enter" ou "Tab" do teclado ou ainda ao gravar a tela de cadastro).


2º Passo - Escrituração da Nota Fiscal de Entrada:

Deve ser realizada a escrituração da nota fiscal de entrada por meio do Menu Movimentos > NF Entradas e Saídas > botão Entradas
A nota deverá ser escriturada de acordo com as informações da empresa, para mais informações, verifique com sua empresa de consultoria.


3º Passo - Cálculo da Antecipação:

Para realizar o cálculo da antecipação, acesse Menu Movimentos > Antecipação/Substituição Tributária - Entradas Interestaduais. Nesta tela, selecione a nota fiscal que ensejou o cálculo, os dados serão carregados automaticamente.

Se desejar, poderá incluir mais produtos clicando no botão Novo Lançamento.


Após, defina como deseja realizar o cálculo, se utilizando IVA ST, IVA ST Ajustado, Preço Final a Consumidor ou Nenhum, caso não queira realizar o cálculo:


 Como efetuar a Antecipação pelo sistema?


CLIQUE AQUI - Cálculo por IVA - ST

CLIQUE AQUI - Cálculo por IVA - ST Ajustado

CLIQUE AQUI - Cálculo por preço final a consumidor
 
Após, é necessário definir qual a guia de recolhimento será utilizada, sendo que:
 

    GARE: será utilizada sempre que, no ato da entrada da mercadoria em território paulista, o contribuinte (paulista) recolher a antecipação.

      GNRE: será utilizado em momento anterior ao da entrada da mercadoria em território paulista, sendo que esta GNRE deverá acompanhar o transporte até o destinatário e contendo os dados desse destinatário, do remetente e do documento fiscal.

         
        Após, clique em Gravar e, em seguida, em Impressão GARE/GNRE.
         
        Caso seja necessário a impressão da GNRE, deverá atentar-se às regras que constam nas Instruções de Preenchimento.
         
        CLIQUE AQUI - Como gerar a GARE/GNRE ?

        Após o cálculo, é necessário exportar essas informações para o lançamento da nota fiscal de entrada, para isso, será necessário IMPRIMIR A GUIA (mesmo que em impressora PDF). Em seguida, clique no botão Exportar e selecione o tipo de exportação que deseja realizar.

        4º Passo - Exportar para Obs Sub Trib:

        CLIQUE AQUI - Exportar o valor para o botão Obs Sub Trib.


        5º Passo - Lançamento Registro C197 (EFD ICMS/IPI):

        Lançados os valores na tela Obs Sub Trib, é necessário realizar o detalhamento para a EFD ICMS/IPI que exige a geração de 4 registros C197, desta forma, precisará acessar o Menu Movimentos > NF Entradas e Saídas/ Entradas > Botão Informações Complementares/Observações > Aba Observações > Outras Obrigações Tributárias, Ajustes e Info. de Valores Provenientes de Doc. Fiscal:


        CLIQUE AQUILançamentos do registro C197 - Empresas Atacadista/Distribuidor.


        6º Passo - Exportar para Outros Valores:

        Depois de concluir a escrituração do documento fiscal, é necessário realizar o transporte desses dados para a tela de Outros Valores para que esses dados sejam devidamente apresentados nos livros fiscais.

        Acesse Menu Arquivos > Outros valores > Aba Créditos e Débitos:


        IMPORTANTE: CLIQUE AQUI - E confira o detalhamento de como exportar o valor do botão: Obs Sub Trib, para Outros Valores - Atacadistas/Distribuidor.


        7º Passo - Geração da EFD ICMS/IPI:

        Ao realizar todos os passos acima, esses dados serão gerados na EFD ICMS/IPI. Acesse Menu Diversos > EFD - ICMS/IPI > Geração da EFD - ICMS/IPI e gere o arquivo normalmente:

        Em seguida, importe-o no PVA (Programa Validador e Assinador) e, na aba Escrituração, conseguirá visualizar os valores lançados no sistema:




        A sua opinião é muito importante para nós:


         Este artigo me ajudou

        Obrigado pela sua opinião

         Este artigo não me ajudou

        Obrigado pela sua sugestão!

        Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
        Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

        Enviar
        4157