IOB Gerencia XML - Principais dúvidas na utilização
Ultima Atualização: 23/09/2022 Artigo de código : 4307        
1 - Porque utilizar o IOB Gerencia XML?
O IOB Gerencia XML é uma ferramenta de backup em nuvem de arquivos XML.
Serão armazenados, durante 5 anos, arquivos XML referente aos seguintes
tipos de documentos fiscais: NF-e (modelo 55), CT-e (modelo 57), CT-e OS
(modelo 67), NFC-e (modelo 65) e CF-e SAT (modelo 59). Uma vez enviados
os arquivos para a nuvem, o sistema permite o download destes arquivos (CLIQUE AQUI para mais informações).
2 - Podemos instalar o sistema no servidor e compartilhar pela rede?
Recomenda-se que o IOB Gerencia XML seja instalado em todos os computadores que o utilizarão. Como as informações são todas salvas na nuvem, se todas as estações acessarem com o mesmo usuário, todas visualizarão as mesmas informações.
3 - Podemos criar mais de um cadastro?
Para acesso ao sistema IOB Gerencia XML, só é permitido um cadastro por código de cliente, que deve ser criado no primeiro acesso ao sistema. Após isso, todos os acessos devem ser realizados utilizando-se as credenciais criadas. Assim, caso seja solicitado a criar um novo usuário, clique na opção "Já possui Cadastro?", conforme a imagem abaixo (CLIQUE AQUI para mais informações).
4 - É possível baixar os arquivos com "Certificado de Procuração"?
Em regra, não. Para download dos arquivos, deve-se utilizar um certificado digital próprio da empresa e válido, modelo A1 ou A3. Apenas os Estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul permitem a busca com procuração eletrônica (CLIQUE AQUI para mais informações).
5 - Eu devo ter o certificado digital do meu cliente instalado na minha máquina?
Para realizar o download diretamente da Receita Federal, é necessário ter o certificado digital instalado na máquina onde será efetuada a busca dos XML (CLIQUE AQUI para mais informações).
Caso o uso do certificado digital pelo escritório contábil não seja viável, pode-se utilizar o IOB Gerencia XML Plugin, deve ser instalado no computador do cliente do escritório (CLIQUE AQUI para mais informações).
6 - Consigo buscar arquivos antigos?
É possível pesquisar notas fiscais de entrada (emissão de terceiros) dos últimos 90 dias. Para períodos anteriores, deverá executar a busca utilizando a chave de acesso do documento, no caso de NF-e e CT-e (CLIQUE AQUI para mais informações).
7 - Como libero o IOB Gerencia XML Plugin para o meu cliente?
Acesse o menu Opções > Clientes do Escritório. Na listagem, selecione o cadastro do cliente que deseja habilitar como Cliente Plugin, informe um e-mail válido ao qual o cliente tenha acesso, marque a opção Cliente plug-in e clique em Confirmar (CLIQUE AQUI para mais informações).
8 - Onde o sistema salva os arquivos baixados?
Por padrão, os arquivos baixados são salvos temporariamente na pasta C:\IOB-Gerencia-XML\Itens a Enviar. Após o download, o sistema enviará automaticamente todos os arquivos desta pasta para a nuvem, ficando assim disponíveis para consulta em qualquer terminal (CLIQUE AQUI para mais informações).
9 - Como visualizo os arquivos importados para minha conta?
Uma vez que tenham sido enviados para a nuvem, os arquivos XML podem ser consultados utilizando-se a busca na tela inicial do sistema. Para isso, selecione os parâmetros desejados nos filtros (CLIQUE AQUI para mais informações).
10 - O sistema busca automaticamente arquivos XML de saída?
Não. Devido às limitações impostas pelo portal da RFB, o sistema só faz a busca em lotes dos arquivos XML emitidos por terceiros (CLIQUE AQUI para mais informações).
11 - Como atualizo o IOB Gerencia XML?
Quando houver uma nova versão disponível, o sistema questionará, no momento do login, se deseja instalar a atualização. Em caso positivo, o sistema automaticamente realizará o download e a instalação da atualização em questão (CLIQUE AQUI para mais informações).
12 - Onde posso encontrar mais informações sobre o sistema?
Dentro do IOB Gerencia XML, acesse o menu Ajuda. Neste menu,
você encontrará:
- Acesso à central de FAQ;
- Vídeo
Treinamento das
principais rotinas;
- Formulário
para Envio de Erros/Sugestões;