IOB Gerencia XML - Principais dúvidas na utilização

Ultima Atualização: 23/09/2022    Artigo de código : 4307             

1 - Porque utilizar o IOB Gerencia XML?

O IOB Gerencia XML é uma ferramenta de backup em nuvem de arquivos XML. Serão armazenados, durante 5 anos, arquivos XML referente aos seguintes tipos de documentos fiscais: NF-e (modelo 55), CT-e (modelo 57), CT-e OS (modelo 67), NFC-e (modelo 65) e CF-e SAT (modelo 59). Uma vez enviados os arquivos para a nuvem, o sistema permite o download destes arquivos (CLIQUE AQUI para mais informações).


2 - Podemos instalar o sistema no servidor e compartilhar pela rede?

Recomenda-se que o IOB Gerencia XML seja instalado em todos os computadores que o utilizarão. Como as informações são todas salvas na nuvem, se todas as estações acessarem com o mesmo usuário, todas visualizarão as mesmas informações.


3 - Podemos criar mais de um cadastro?

Para acesso ao sistema IOB Gerencia XML, só é permitido um cadastro por código de cliente, que deve ser criado no primeiro acesso ao sistema. Após isso, todos os acessos devem ser realizados utilizando-se as credenciais criadas. Assim, caso seja solicitado a criar um novo usuário, clique na opção "Já possui Cadastro?", conforme a imagem abaixo (CLIQUE AQUI para mais informações).


4 - É possível baixar os arquivos com "Certificado de Procuração"?

Em regra, não. Para download dos arquivos, deve-se utilizar um certificado digital próprio da empresa e válido, modelo A1 ou A3. Apenas os Estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul permitem a busca com procuração eletrônica (CLIQUE AQUI para mais informações).


5 - Eu devo ter o certificado digital do meu cliente instalado na minha máquina?

Para realizar o download diretamente da Receita Federal, é necessário ter o certificado digital instalado na máquina onde será efetuada a busca dos XML (CLIQUE AQUI para mais informações).
Caso o uso do certificado digital pelo escritório contábil não seja viável, pode-se utilizar o IOB Gerencia XML Plugin, deve ser instalado no computador do cliente do escritório
(CLIQUE AQUI para mais informações).


6 - Consigo buscar arquivos antigos?

É possível pesquisar notas fiscais de entrada (emissão de terceiros) dos últimos 90 dias. Para períodos anteriores, deverá executar a busca utilizando a chave de acesso do documento, no caso de NF-e e CT-e (CLIQUE AQUI para mais informações).


7 - Como libero o IOB Gerencia XML Plugin para o meu cliente?

Acesse o menu Opções > Clientes do Escritório. Na listagem, selecione o cadastro do cliente que deseja habilitar como Cliente Plugin, informe um e-mail válido ao qual o cliente tenha acesso, marque a opção Cliente plug-in e clique em Confirmar (CLIQUE AQUI para mais informações).


8 - Onde o sistema salva os arquivos baixados?

Por padrão, os arquivos baixados são salvos temporariamente na pasta C:\IOB-Gerencia-XML\Itens a EnviarApós o download, o sistema enviará automaticamente todos os arquivos desta pasta para a nuvem, ficando assim disponíveis para consulta em qualquer terminal (CLIQUE AQUI para mais informações).


9 - Como visualizo os arquivos importados para minha conta?

Uma vez que tenham sido enviados para a nuvem, os arquivos XML podem ser consultados utilizando-se a busca na tela inicial do sistema. Para isso, selecione os parâmetros desejados nos filtros (CLIQUE AQUI para mais informações).


10 - O sistema busca automaticamente arquivos XML de saída?

Não. Devido às limitações impostas pelo portal da RFB, o sistema só faz a busca em lotes dos arquivos XML emitidos por terceiros (CLIQUE AQUI para mais informações).


11 - Como atualizo o IOB Gerencia XML?

Quando houver uma nova versão disponível, o sistema questionará, no momento do login, se deseja instalar a atualização. Em caso positivo, o sistema automaticamente realizará o download e a instalação da atualização em questão (CLIQUE AQUI para mais informações).


12 - Onde posso encontrar mais informações sobre o sistema?

Dentro do IOB Gerencia XML, acesse o menu Ajuda. Neste menu, você encontrará:

  • Acesso à central de FAQ;
  • Vídeo Treinamento das principais rotinas;
  • Formulário para Envio de Erros/Sugestões;




A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
4307