PDV - Como Realizar o Cadastro de Produtos Utilizados no PDV

Ultima Atualização: 09/08/2024    Artigo de código : 7667             

Para efetuar as vendas no PDV, é necessário que efetue o cadastramento dos seus produtos no "Faturamento" e depois "Exporte" para o "PDV", seguindo algumas regras para evitar "Erros de Validações".

    Os campos em destaque na imagem são de preenchimento Obrigatório.


    PASSO 1

    Acesse o menu Cadastros > Produtos/Serviços > Produtos > clique no botão "Incluir" e depois pressione a tecla "ENTER" do seu teclado para passar para a aba Manutenção.


    PASSO 2

    Na aba Manutenção preencha os campos destacados na imagem, conforme a orientação abaixo:


    1) Código de Produto: O Código do Produto para o PDV é limitado e só pode ter até 14 caracteres.

    Importante: Os produtos com código maiores que 14 dígitos não serão exportados para o PDV.


    2) Descrição: Nome do Produto.

    a) Não podem haver espaços "extras" entre as palavras.

    b) Recomenda-se que o uso de caracteres especiais seja evitado (á, é, ó, ç, Ç, ã , Ã, $, #...) , preferencialmente substituindo-o por outro equivalente e que seja de fácil interpretação da substituição utilizada. Exemplo:

    a- Ç substitui por C;

    b- Á substitui por A;

    c- Ü substitui por U;

    d- $ substitui por <branco>;

    e- # substitui por <branco>;  

    O Uso de caracteres especiais poderá ocasionar o processamento de cupom com erros como "297-Rejeição: Assinatura difere do calculado".

    c) Uso de caracteres na forma escapada: Evitar o uso de caracteres na forma escapada no dado de venda, como por exemplo: &#xD;&#xA; ou &#13;&#10;


    3) Unidade de Medida 

    Deve preencher os campos "Unid. Entrada" e "Unid Saida", onde também não podem haver caracteres especiais. Por exemplo: ao abreviar "peça", deve deixar PC e não .


    4) Classificação dos Itens: Selecionar sempre opção:  2 -  Revenda;

    5) Tipo do Item: Selecionar opção Produto Final;

    6) Valor de Venda: Informar o Valor atual de Venda do seu produto.


    PASSO 3

    Na aba Tributos preencha os campos destacados na imagem, conforme a orientação abaixo:

    Deve atentar-se ao preenchimento das informações tributárias, independente do regime da empresa. Os campos em destaque são os principais, porém pode ser necessário o preenchimento dos demais dependendo da situação tributária selecionada.

    As informações abaixo são meramente ilustrativas, orientamos que dúvidas de quais informações preencher consulte seu contador.



    Os campos obrigatórios são:

    Classificação Fiscal (NCM): Significa Nomenclatura Comum do Mercosul, os códigos NCM são usados para classificar itens de acordo com os regulamentos do Mercosul publicados pelo Governo do Brasil e usados para determinar a alíquota do IPI.

    Código de Tributação: São 7 códigos preestabelecidos que determinam se o ICMS e o IPI serão tributados para este produto, parâmetro interno do sistema, não será apresentando em XML + DANFE, somente para que o sistema efetue os cálculos internos dos impostos;

    C.F.O.P (ECF): Informar o CFOP utilizado para emissão de Cupom Fiscal, NFC-e ou CF-e na venda deste produto.

    Este campo estará disponível para empresas que possuem Integração com o Módulo Sage PDV para emissão de Cupom Fiscal, NFC-e ou CF-e.

    Situação Tributária A: Informa se o produto é nacional ou estrangeiro, de acordo com a Tabela estabelecida pelo SEFAZ.

    Situação Tributária B: Indica de que forma será calculado o ICMS, no caso de empresa do Regime Normal (Lucro Real e Presumido), de acordo com a Tabela estabelecida pelo SEFAZ.

    ICMS%: Informe qual é a alíquota interna deste produto para recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviço de Transporte Intermunicipal, Interestadual e Comunicação;

    Código da Situação da Operação do Simples Nacional (CSOSN): Esse campo é de preenchimento obrigatório para empresas que estão enquadradas no Regime de Simples Nacional. Esse campo só é habilitado quando no Cadastro da Empresa > Complementares > o campo Simples Nacional estiver como "Sim".

    DASN %: Se a empresa estiver enquadrada no Simples Nacional, esse campo é de preenchimento obrigatório. Pode inserir a alíquota no cadastro da empresa que acatará para todos os produtos nos processos de Orçamento/Pedido de Venda e Nota Fiscal;

    Situação Tributária IPI: Informar a categoria de tributação do IPI para este produto. Conforme tabela já cadastrada pelo sistema;

    %IPI: Informe qual é a alíquota de IPI para esse produto, caso ele seja um produto industrializado ou importado;

    Cod. Enq. IPI - Código de Enquadramento IPI: O código de enquadramento é obrigatório em todos os produtos, será preenchido manualmente de acordo com a situação tributária do IPI, no caso de dúvidas, consulte a nota Técnica 2015/002 a partir da página 28, e verifique qual código de enquadramento deverá utilizar na emissão da nota fiscal;

     Os campos de Situação Tributária PIS e COFINS são obrigatórios:

    Situação Tributária PIS: Informar a categoria de tributação do PIS;

    Situação Tributária COFINS: Informar a categoria de tributação do COFINS;


    PASSO 4

    Feche o seu sistema PDV.


    PASSO 5

    Depois no sistema do Faturamento acesse o menu Outros > Exportação/Importação PDV > na opção Produto seleciona a opção "Total" e depois clique no botão "Exportar".


    Importante: Sempre que for realizado qualquer alteração nos cadastros do Faturamento, para que essas alterações constam no PDV também, é necessário realizar essa exportação dos cadastros.



    A sua opinião é muito importante para nós:


     Este artigo me ajudou

    Obrigado pela sua opinião

     Este artigo não me ajudou

    Obrigado pela sua sugestão!

    Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
    Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

    Enviar
    7667