PDV - Como Realizar o Cadastro de Produtos Utilizados no PDV
Ultima Atualização: 09/08/2024 Artigo de código : 7667        
Para efetuar as vendas no PDV, é necessário que efetue o cadastramento dos seus produtos no "Faturamento" e depois "Exporte" para o "PDV", seguindo algumas regras para evitar "Erros de Validações".
Os campos em destaque na imagem são de preenchimento Obrigatório.
PASSO 1
Acesse o menu Cadastros > Produtos/Serviços > Produtos > clique no botão "Incluir" e depois pressione a tecla "ENTER" do seu teclado para passar para a aba Manutenção.
PASSO 2
Na aba Manutenção preencha os campos destacados na imagem, conforme a orientação abaixo:
1) Código de Produto: O Código do Produto para o PDV é limitado e só pode ter até 14 caracteres.
Importante: Os produtos com código maiores que 14 dígitos não serão exportados para o PDV.
2) Descrição: Nome do Produto.
a) Não podem haver espaços "extras" entre as palavras.
b) Recomenda-se que o uso de caracteres especiais seja evitado (á, é, ó, ç, Ç, ã , Ã, $, #...) , preferencialmente substituindo-o por outro equivalente e que seja de fácil interpretação da substituição utilizada. Exemplo:
a- Ç substitui por C;
b- Á substitui por A;
c- Ü substitui por U;
d- $ substitui por <branco>;
e- # substitui por <branco>;
O Uso de caracteres especiais poderá ocasionar o processamento de cupom com erros como "297-Rejeição: Assinatura difere do calculado".
c) Uso de caracteres na forma escapada: Evitar o uso de caracteres na forma escapada no dado de venda, como por exemplo: 
 ou
3) Unidade de Medida
Deve preencher os campos "Unid. Entrada" e "Unid Saida", onde também não podem haver caracteres especiais. Por exemplo: ao abreviar "peça", deve deixar PC e não PÇ.
4) Classificação dos Itens: Selecionar sempre opção: 2 - Revenda;
5) Tipo do Item: Selecionar opção Produto Final;
6) Valor de Venda: Informar o Valor atual de Venda do seu produto.
PASSO 3
Na aba Tributos preencha os campos destacados na imagem, conforme a orientação abaixo:
Deve atentar-se ao preenchimento das informações tributárias, independente do regime da empresa. Os campos em destaque são os principais, porém pode ser necessário o preenchimento dos demais dependendo da situação tributária selecionada.
As informações abaixo são meramente ilustrativas, orientamos que dúvidas de quais informações preencher consulte seu contador.
Os campos obrigatórios são:
Classificação Fiscal (NCM): Significa Nomenclatura Comum do Mercosul, os códigos NCM são usados para classificar itens de acordo com os regulamentos do Mercosul publicados pelo Governo do Brasil e usados para determinar a alíquota do IPI.
Código de Tributação: São 7 códigos preestabelecidos que determinam se o ICMS e o IPI serão tributados para este produto, parâmetro interno do sistema, não será apresentando em XML + DANFE, somente para que o sistema efetue os cálculos internos dos impostos;
C.F.O.P (ECF): Informar o CFOP utilizado para emissão de Cupom Fiscal, NFC-e ou CF-e na venda deste produto.
Este campo estará disponível para empresas que possuem Integração com o Módulo Sage PDV para emissão de Cupom Fiscal, NFC-e ou CF-e.
Situação Tributária A: Informa se o produto é nacional ou estrangeiro, de acordo com a Tabela estabelecida pelo SEFAZ.
Situação Tributária B: Indica de que forma será calculado o ICMS, no caso de empresa do Regime Normal (Lucro Real e Presumido), de acordo com a Tabela estabelecida pelo SEFAZ.
ICMS%: Informe qual é a alíquota interna deste produto para recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviço de Transporte Intermunicipal, Interestadual e Comunicação;
Código da Situação da Operação do Simples Nacional (CSOSN): Esse campo é de preenchimento obrigatório para empresas que estão enquadradas no Regime de Simples Nacional. Esse campo só é habilitado quando no Cadastro da Empresa > Complementares > o campo Simples Nacional estiver como "Sim".
DASN %: Se a empresa estiver enquadrada no Simples Nacional, esse campo é de preenchimento obrigatório. Pode inserir a alíquota no cadastro da empresa que acatará para todos os produtos nos processos de Orçamento/Pedido de Venda e Nota Fiscal;
Situação Tributária IPI: Informar a categoria de tributação do IPI para este produto. Conforme tabela já cadastrada pelo sistema;
%IPI: Informe qual é a alíquota de IPI para esse produto, caso ele seja um produto industrializado ou importado;
Cod. Enq. IPI - Código de Enquadramento IPI: O código de enquadramento é obrigatório em todos os produtos, será preenchido manualmente de acordo com a situação tributária do IPI, no caso de dúvidas, consulte a nota Técnica 2015/002 a partir da página 28, e verifique qual código de enquadramento deverá utilizar na emissão da nota fiscal;
Os campos de Situação Tributária PIS e COFINS são obrigatórios:
Situação Tributária PIS: Informar a categoria de tributação do PIS;
Situação Tributária COFINS: Informar a categoria de tributação do COFINS;
PASSO 4
Feche o seu sistema PDV.
PASSO 5
Depois no sistema do Faturamento acesse o menu Outros > Exportação/Importação PDV > na opção Produto seleciona a opção "Total" e depois clique no botão "Exportar".
Importante: Sempre que for realizado qualquer alteração nos cadastros do Faturamento, para que essas alterações constam no PDV também, é necessário realizar essa exportação dos cadastros.