Regime de Caixa - Lucro Presumido
Ultima Atualização: 04/12/2025 Artigo de código : 8563        
PARÂMETROS
No Gerenciador, acesse "Empresas > Cadastro de Empresa" acesse o cadastro de estabelecimento com duplo clique e navegue até "Cadastro de Estabelecimento > Parâmetros > Fiscal > Geral" e verifique se o quadro "Apuração de Tributos Federais" está com a opção "Regime de Caixa" selecionada.

Após, acesse a aba “Retenção de Tributos” e habilite a opção “Regime de Caixa” para os impostos retidos.
Acesse a aba "CSLL/IRPJ" no quadro "Alíquotas de Tributação" e informe a alíquota de CSLL e a alíquota de IRPJ. No quadro "Regime de Caixa", informe a base de cálculo do CSLL e IRPJ conforme a sua atividade.
ESCRITURAÇÃO FISCAL
Após realizar os parâmetros acima, siga com os lançamentos fiscais. Para consultá-los, acesse "Lançamentos > Consulta".
Importação - NFS-e Serviços Prestados/Serviços Tomados
Caso a empresa não possua notas fiscais, apenas faturas ou recibos, será necessário efetuar os lançamentos em “Lançamentos > Bases Extras Tributáveis”.
Cadastros - Bases extras tributáveis/ Valores extras tributáveis
Lançamentos - Bases Extras Tributáveis
RECEBIMENTOS
Após realizar a escrituração, efetue o recebimento. Acesse "Lançamentos > Recebimentos - Regime de Caixa". Nesta rotina, deverão ser efetuados os lançamentos dos recebimentos para apuração dos tributos federais pelo Regime de Caixa e para a geração da EFD Contribuições do Lucro Presumido.
Os lançamentos dos recebimentos podem ser efetuados de forma individualizada, ou seja, recebimento a recebimento, ou agrupados por cliente, modelo, CFOP e alíquota de PIS/COFINS.

Importante: O campo “Modelo da Nota” deve ser preenchido obrigatoriamente, mesmo não estando em negrito. Para que o sistema gere as informações corretamente na EFD Contribuições, é necessário que este campo esteja preenchido.
Após realizar todos os recebimentos, acesse “Tributos > Apuração Mensal” e efetue a apuração dos tributos e a geração das guias.
Dica: Para conferir os valores, acesse, "Relatórios > Gerenciais > Recebimentos - Regime Caixa".
Para garantir o acesso ao relatório, vá até o Gerenciador e acesse, "Usuários > Grupo de Acesso às Rotinas". Verifique se a rotina correspondente ao relatório está devidamente liberada para o seu grupo de acesso.
Atenção: Para que o sistema gere corretamente todas as informações na EFD Contribuições, é indispensável que o campo “Modelo” esteja devidamente preenchido no cadastro do documento fiscal.
Esse preenchimento é essencial porque o sistema utiliza o modelo da nota para identificar o tipo de documento e, a partir disso, estruturar os registros de maneira adequada na EFD. Caso o campo não esteja informado, podem ocorrer falhas, omissões ou inconsistências na geração do arquivo.