Regime de Caixa - Lucro Presumido

Ultima Atualização: 04/12/2025    Artigo de código : 8563             

PARÂMETROS


No Gerenciador, acesse "Empresas > Cadastro de Empresa" acesse o cadastro de estabelecimento com duplo clique e navegue até "Cadastro de Estabelecimento > Parâmetros > Fiscal > Geral" e verifique se o quadro "Apuração de Tributos Federais" está com a opção "Regime de Caixa" selecionada.



Após, acesse a aba “Retenção de Tributos” e habilite a opção “Regime de Caixa” para os impostos retidos.

Acesse a aba "CSLL/IRPJ" no quadro "Alíquotas de Tributação" e informe a alíquota de CSLL e a alíquota de IRPJ. No quadro "Regime de Caixa", informe a base de cálculo do CSLL e IRPJ conforme a sua atividade.

ESCRITURAÇÃO FISCAL
Após realizar os parâmetros acima, siga com os lançamentos fiscais. Para consultá-los, acesse "Lançamentos > Consulta".


Importação - NFS-e Serviços Prestados/Serviços Tomados



Caso a empresa não possua notas fiscais, apenas faturas ou recibos, será necessário efetuar os lançamentos em “Lançamentos > Bases Extras Tributáveis”.



Cadastros - Bases extras tributáveis/ Valores extras tributáveis


Lançamentos - Bases Extras Tributáveis



RECEBIMENTOS

Após realizar a escrituração, efetue o recebimento. Acesse "Lançamentos > Recebimentos - Regime de Caixa". Nesta rotina, deverão ser efetuados os lançamentos dos recebimentos para apuração dos tributos federais pelo Regime de Caixa e para a geração da EFD Contribuições do Lucro Presumido.

Os lançamentos dos recebimentos podem ser efetuados de forma individualizada, ou seja, recebimento a recebimento, ou agrupados por cliente, modelo, CFOP e alíquota de PIS/COFINS.


Importante: O campo “Modelo da Nota” deve ser preenchido obrigatoriamente, mesmo não estando em negrito. Para que o sistema gere as informações corretamente na EFD Contribuições, é necessário que este campo esteja preenchido.



Após realizar todos os recebimentos, acesse “Tributos > Apuração Mensal” e efetue a apuração dos tributos e a geração das guias.




Dica: Para conferir os valores, acesse, "Relatórios > Gerenciais > Recebimentos - Regime Caixa".

Para garantir o acesso ao relatório, vá até o Gerenciador e acesse, "Usuários > Grupo de Acesso às Rotinas". Verifique se a rotina correspondente ao relatório está devidamente liberada para o seu grupo de acesso.


Atenção: Para que o sistema gere corretamente todas as informações na EFD Contribuições, é indispensável que o campo “Modelo” esteja devidamente preenchido no cadastro do documento fiscal.

Esse preenchimento é essencial porque o sistema utiliza o modelo da nota para identificar o tipo de documento e, a partir disso, estruturar os registros de maneira adequada na EFD. Caso o campo não esteja informado, podem ocorrer falhas, omissões ou inconsistências na geração do arquivo.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
8563