eSocial - Configuração 1ª Fase - Carga Inicial

Ultima Atualização: 06/01/2022    Artigo de código : 9306             

A Primeira Fase - Carga Inicial é composta pelos seguintes eventos: 


Além desses eventos é importante fazer outros cadastros que impactam diretamente no envio de Não Periódicos, são eles:
É imprescindível que os cadastros estejam devidamente preenchidos para evitar rejeições na transmissão.

1. Sugerimos a realização do IOB Diagnóstico eSocial, antes do envio da carga inicial: 
- Passo 1: Acesse o Menu eSocial>Módulo IOB Diagnóstico


- Passo 2: Selecione as opções desejadas para análise, com opção de configurações de geração individual de cada tabela ou de todas as tabelas cadastrais e clique em Gerar Diagnóstico.


2. Após a validação de que todos os cadastros estão aptos para transmissão ao eSocial, será necessário realizar a Configuração de Transmissão: 

- Passo 1: Acesse o Menu eSocial>Configuração para Transmissão.  

- Passo 2: Clique em NOVO, informe um Código e Nome para a configuração e preencha os campos solicitados.

- Passo 3: Informe a Vigência, atendendo o Cronograma conforme enquadramento da empresa nos Grupos de envio. 

  • Grupo 101/2018 
  • Grupo 2 - 07/2018 
  • Grupo 3 - 01/2019 
  • Grupo 4 - 07/2021 
- Passo 4: No campo "Configurar ambiente de envio", configure como Produção. A opção Teste só vai gerar XML com as informações para o Portal validar, mas sem efeito de entrega. Configurando a opção de Produção, e enviando a Carga Inicial, não poderá retornar a Empresa como Teste.
IOB Diagnóstico - Pré analisar e verificar inconsistências antes de gerar os arquivos: Quando o campo estiver habilitado os arquivos serão gerados somente após uma pré analise dos critérios de validação de transmissão para o eSocial.

- Passo 5: Configurar Tempo de espera - A informação desse campo será considerado para todas as configurações cadastradas, é o tempo que tentará comunicação com os servidores da Receita Federal (eSocial), orientamos configuração de 01 minuto.

- Passo 6: Zerar Base de Dados Local enviada ao eSocial  Habilitar a opção quando for Migrar o Ambiente de Envio de teste para Produçãopois ao selecionar a opção o sistema exclui todos os dados pertinentes a transmissão eSocial no Ambiente de teste, incluindo Recibos e Históricos.

- Passo 7: No campo "Certificado para Assinatura", selecione o Certificado A1 ou A3.
Certificado A1: dever selecionar o arquivo de instalação do certificado e informar a senha, pois as informações serão armazenadas para as transmissões.
Certificado A3: também deve ser selecionado o certificado pré-instalado, mas não é possível configurar a senha, que será solicitada a cada operação. 

- Passo 8: CNPJ/CPF: Informar o CNPJ do Cadastro da Empresa: Habilitar o campo "Não usar CNPJ/CPF da assinatura" para buscar o CNPJ de cada empresa selecionada.  Ou seja, caso já exista uma Procuração para utilizar o mesmo certificado para todas as empresas poderá fazer uma única configuração e habilitar o campo para que o sistema busque o CNPJ especifico de cada uma delas. Caso ainda não tenha Procuração e necessite - Clique Aqui 
Obs.: Somente Matriz e Filiais que terá uma configuração separada das demais empresas, nesse caso o CNPJ informado deverá ser sempre da empresa Matriz.

- Passo 9: No campo "Certificado para Transmissão" selecione o Certificado A1 ou A3.
CNPJ/CPF: deve informar o CNPJ do certificado selecionado responsável pela Transmissão dos eventos. Selecione as empresas disponíveis com duplo clique para ficarem na coluna de "Empresas Selecionadas". 
Importante: As empresas selecionadas deverão estar na mesma Vigência de Envio e como Ativas no sistema.

- Passo 10: Feita a configuração, clique em "Gravar" e feche o sistema, em seguida abrir o sistema novamente.

3. Geração de Carga Inicial: 

- Passo 1: Para geração da Carga Inicial acesse o Menu eSocial > Carga Inicial - Geração de Arquivos Iniciais - Tabelas e Funcionários - Gerar.
- Passo 2: Apresentará a "tela Sucesso" Arquivos Gerados com sucesso, depois clique em OK. Todos os status serão apresentados na cor cinza.
- Passo 3: Feche a tela através da opção "X" no canto superior direito e aguarde a solicitação do Certificado Digital, conforme o tempo informado na tela de Configuração. 
- Passo 4: Os dados serão exportados sequencialmente, ou seja, inicialmente serão enviado os cadastro e sequencialmente informações vinculadas aos cadastros exemplo, primeiro envia a empresa, pois para todos os demais é necessário que a empresa já esteja informada no eSocial.


4.  Acompanhamento de Transmissão:

- Passo 1: O sistema disponibiliza opção de Acompanhamento de Transmissões o menu eSocial>Acompanhamento de Transmissão.
- Passo 2: Será relacionado a relação das transmissões e seus status, ou seja,  o que esta sendo enviado, o que esta aguardando retorno, o que não foi gerado e também os que retornaram com erro.

Importante: Coluna "Retornado com erro" quando houver apontamentos informando números de quantidades de erros, poderá realizar um duplo clique para apresentar onde está o erro.

- Passo 3: Acompanhamento de Transmissões> Verificar Erros.

- Todos os erros apresentados no Acompanhamento das transmissões, precisam ser corrigidos em seus cadastros ou rotinas de origem, antes de uma nova geração para reenvio, exceto aqueles que não tem relação com problemas cadastrais, como por exemplo, o erro 537 que refere-se à duplicidade (estar tentando enviar um arquivo que já está na base do eSocial) ou erro 10007 que indica problemas com o Certificado Digital.

- Se não forem feitas as devidas correções, ao clicar no botão Limpar Fila, os erros são perdidos e não aparecem mais no Acompanhamento das Transmissões. Porém, os problemas que originaram os erros ainda permanecem em seus respectivos cadastros ou rotinas do sistema. Para evidenciar os erros apresentados durante o acompanhamento, ao clicar no botão Verificar Erros, será apresentado um relatório contendo todos os erros existentes no momento da limpeza da fila. 

É possível selecionar os erros por Evento e por Data de Limpeza da Fila.

- Certifique-se que todos os erros apresentados foram corrigidos no sistema antes de gerar novamente os arquivos para reenvio. 

- Além de verificar as transmissões, Há a opção Limpar Fila no Acompanhamento de Transmissões.

- A opção de "Limpar Fila" pode ser executada para qualquer status de erro: Ao executar a opção, todos os eventos retornados com erro terão o status de transmissão alterado para "Não gerado".

- Será necessário acessar o cadastro de tais eventos, Alterar e gravar o cadastro para que o envio seja feito. 

IMPORTANTE: Para qualquer retorno de erro do eSocial essa opção poderá ser utilizada para limpar a fila de envio, porém, antes de utiliza-la, é necessário verificar quais foram os eventos que retornaram com erro, para que sejam feitas as correções necessárias e, posteriormente, um novo envio. Esse processo de verificar antes de Limpar Fila é importante, pois uma vez feito, não será mais possível visualizar os erros. 

Opção Reenviar eventos da Carga Inicial para quando, por algum motivo, já houve um envio dos eventos ao eSocial e, consequentemente, ocorre o Erro 537 - Já existe no sistema registro com mesmo código de identificação. Nesta situação o sistema irá apresentar um Alerta e é necessário Limpar Fila, para que a opção Reenviar seja habilitada. 

Atenção: Para o reenvio de Carga Inicial é necessário estar ativo na competência de envio da carga inicial conforme cronograma.

Significado de cada Status (Bolinha):

Amarelo: Cadastro Inapto (Verificar as inconsistências com o IOB Diagnóstico eSocial).

Vermelho: Enviado e retornado com Erro.

Azul: Pode ser Lote Criado ou Enviado e Aguardando retorno.

Cinza: Aguardando envio (apenas gerou o XML, mas nada foi enviado).

Verde: Enviado e retornado com Sucesso.

Observação: Durante processamento do envio, ao acessar o Cadastro da empresa, apresentará a mensagem "Novas inclusões, alterações ou exclusões poderão ser feitas somente ao final da Carga Inicial."

- Após correção dos erros apresentados, estando em  Ambiente de "Produção", automaticamente os eventos serão transmitidos ao eSocial.


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