eSocial - Migração / Continuidade de envios - Empresas vindas de outro escritório / software (Regime Caixa)

Ultima Atualização: 20/09/2023    Artigo de código : 12669             

Quando uma empresa vem de outro sistema (software) ou de outra contabilidade e há necessidade de dar continuidade no envio de dados ao eSocial, existem duas formas possíveis de migração:


- Migração pela IOB - Todas as informações serão importadas via XML do sistema anterior. Caso deseje essa migração entre em contato no telefone 0800 997 0463 e solicite o serviço de migração de dados.


- Migração Manual - Deverá ser feito de forma manual o cadastro de todos os dados no sistema, que devem ser iguais aos que já consta na base do eSocial, seguindo as instruções descritas abaixo:

Caso tenha dúvidas para encontrar os dados dentro do portal acesse Manual de Orientação do eSocial para utilização dos módulos WEB


Atenção: Recomendamos a leitura completa do manual antes de iniciar os cadastros e envio de dados.


CADASTRO DA EMPRESA / ESTABELECIMENTO

No cadastro da empresa preencha todos os campos conforme consta no eSocial e em "Cadastros > Empresas > Parâmetros > Folha de Pagamento" deixe a opção "Pagamento de salários dentro do mês" desmarcada.

Depois acesse "Parâmetros > eSocial/REINF > aba Parâmetros I", na opção “Base migrada” selecione a opção “Sim” e informe a data do mês anterior a partir de quando a folha de pagamento da empresa será processada através do sistema.

Exemplo: Empresa terá os envios a partir de 08/2023 no sistema IOB, então deve informar 01/07/2023 no campo "Data da Migração".

Não será possível realizar processamentos anteriores a essa data, caso seja necessário cálculo retroativo informe a competência do processamento desejado.


CADASTROS DE TABELAS

Após o cadastro da Empresa e Estabelecimento realize os cadastros de Centro de Custo, Estrutura OrganizacionalTomador de Serviço (caso possua) e Eventos que não existam no sistema como padrão.


CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

Deve ser efetuado o cadastro de todos os funcionários ativos e afastados, sendo que a chave do evento (S-2200) é a matrícula, por isso deve ser informado no campo "Matrícula eSocial" o mesmo código informado ao eSocial.

Observação: Caso haja zeros a esquerda é necessário informa-los da mesma forma no sistema.


Após o preenchimento de todas as abas, realize o cadastro de Função e Horário, além de salário, lotação e IRRF.

Importante: Cadastre os funcionários com os dados atualizados de salário, função, lotação, horário e dependentes.


AFASTAMENTOS
Após cadastrar todos os funcionários, informe os afastamentos que ainda estão vigentes ou que possuem data de início/data de término no mês anterior à migração.

Acesse "Cadastros > Cadastro de Funcionários > botão Movimentação" e preencha as informações de acordo com o respectivo afastamento.

.

FÉRIAS
Acesse "Cadastros > Cadastro de Funcionários > Histórico de Férias" e informe o último período de gozo para abrir um novo período aquisitivo no Histórico de Férias e para movimentação ainda vigente realize o Cálculo de Férias.

Observação: Se o período de gozo das férias se iniciou ou encerrou a partir do mês anterior à migração, as férias devem ser reprocessados no sistema com os respectivos eventos para compor as bases de IRRF.


RESCISÕES
É necessário verificar se houve desligamentos no mês anterior com data de pagamento no mês da migração, se houver elas devem ser processadas com os mesmos códigos, datas e valores da rescisão original.

O funcionário terá de ser cadastrado com a mesma matrícula, na sequência, sua rescisão deverá ser processada em "Módulos > Rescisão de Contrato > Cálculo", executando o “de-para” dos eventos para corresponderem à tabela de rubricas do sistema. Dependendo do motivo da rescisão, o sistema exigirá a gravação do aviso prévio antes de permitir o processamento.

Importante: É necessário que todos os descontos e bases dos impostos fiquem iguais aos da rescisão original, uma vez que ainda terá de ser enviado o evento S-1210 referente ao pagamento dessa rescisão no mês da migração. 

ENVIO DA CARGA DE EMPREGADOR E TABELAS
Após efetuados todos os cadastros e processamentos necessários, faça a geração das cargas de eventos iniciais para o eSocial.

Para iniciar os envios cadastre o Certificado Digital corresponde a sua empresa, depois disso acesse a rotina "eSocial > Geração da Carga Inicial (Empregador e Tabelas)" e clique no botão "Processar".


Aguarde o diagnóstico, que verificará se existem erros ou inconsistências nas informações. Caso não sejam encontrados problemas, será carregada a lista de eventos a serem gerados e o botão "Gerar" será habilitado.



Clique em "Gerar" para iniciar o processamento e envio dos eventos. Ao concluir o processamento, a tela poderá ser fechada, pois o envio ocorrerá em segundo plano. A qualquer momento é possível acessá-la para verificar o status. 
Após concluir todos os envios, se não houver erros retornados pelo eSocial, o status deverá ficar verde para todos os eventos, o que alterará o indicador da carga para Finalizado.


Se houver erros, o ícone de status ficará vermelho. Clique no ícone para visualizar quais eventos apresentaram erro e a mensagem que indica o tipo de problema ocorrido pode ser consultada através do botão

Caso ocorra erros de duplicidade, segue material de apoio:

- Erro 537

- Erro 106 - 1º cenário


ENVIO DA CARGA DE TRABALHADORES \ EVENTOS NÃO PERIÓDICOS
Após a finalização do envio da Carga Inicial (Empregador e Tabelas) a Carga Inicial (Trabalhadores) deve ser gerada, nela consta os eventos de Cadastramento do Trabalhador, Afastamentos, Férias e Desligamentos cadastrados. 

Para iniciar, acesse a rotina "eSocial > Geração da Carga Inicial (Trabalhadores)" e clique no botão "Processar". Aguarde o diagnóstico e, caso não sejam apresentados problemas, clique no botão "Gerar".

A tela de envio listará os eventos divididos entre as abas Eventos Iniciais (S-2200 e S-2300), Movimentações (S-2230) e Desligamentos (S-2299 e S-2399). 
A consulta de status dos eventos e da carga segue o mesmo padrão da tela anterior. Se não houver nenhum evento com erro, o status da carga será alterado para Finalizado.

Se houver erros, o ícone de status ficará vermelho. Clique no ícone para visualizar quais eventos apresentaram erro e a mensagem que indica o tipo de problema ocorrido pode ser consultada através do botão

Caso ocorra erros de duplicidade, segue material de apoio:

Erro 106 - 1º cenário


ENVIO DE EVENTOS PERIÓDICOS

Como a empresa paga salários e Pró-Labore fora do mês ou tem rescisões contratuais no mês anterior à migração, com data de pagamento no mês seguinte, esses processamentos pagos fora do mês precisarão ser informados ao eSocial no evento S-1210 do mês da migração.

Acesse "Módulos > Pagamento Mensal > Cálculo da Folha" e efetue o processamento da folha de pagamento do mês anterior e do mês atual, para que esses processamentos possam ser identificados e carregados na rotina.

Após o cálculo efetue o Ajuste de Demonstrativo e realize o envio de Periódicos.


Importante: Não gere eventos periódicos do mês anterior à migração, pois os eventos de remuneração já informados ao eSocial pelo sistema anterior seriam reenviados, retornando com erro de duplicidade. Deve ser gerado apenas eventos periódicos apenas a partir do mês da migração.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
12669