eSocial - Configuração|Geração eSocial 2ª Fase Arquivos Não Periódicos
Ultima Atualização: 14/07/2020 Artigo de código : 9285        
eSocial - Instruções para Configuração/Geração eSocial 2ª Fase Arquivos Não Periódicos
Após transmissão da carga inicial/ Primeira fase -Dados cadastrais, Ou seja, as empresas que já efetuaram o envio dos dados do empregador e tabelas agora, irão para a segunda fase, sendo a entrega dos dados de trabalhadores e demais eventos não periódicos, para mais informações sobre Cronograma eSocial, acesse o Portal eSocial ou consulte seu orientador trabalhista.
Os eventos que compõe a segunda fase são:
S-2300: Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário Início
S-2190: Admissão do Trabalhador Registro Preliminar
S-2200: Cadastramento Inicial do Vínculo
S-2205: Alteração de Dados Cadastrais do Trabalho
S-2206: Alterações de Contrato de Trabalho
S-2230: Afastamento temporário
S-2250: Aviso Prévio
S-2299: Desligamento
S-2306: Trabalhador sem Vínculo de Emprego Alteração Contratual
S-2399: Trabalhador sem Vínculo de Emprego Término.
As transmissões serão realizadas automaticamente conforme os lançamentos nas rotinas do sistema, por exemplo cálculo de rescisão, afastamentos e alterações cadastrais e salariais.
O envio dos trabalhadores, tem duas partes distintas:
1) Envio da carga inicial dos trabalhadores ativos já cadastrados com admissão dentro da obrigatoriedade.Será necessário primeiro realizar o envio dos trabalhadores já cadastrados através do Menu eSocial>Carga inicial, onde será transmitido os cadastro de trabalhadores Aptos, os demais eventos de carga inicial permanecem inalterados e o envio também pode ser realizado individualmente através de cada cadastro ( Menu Arquivos>funcionários>cadastro)
2) Envio das admissões iniciadas a partir da obrigatoriedade, gerado automaticamente através da gravação de um cadastro apto.
Os funcionários serão gerados no arquivo S-2200 e os trabalhadores sem vínculo empregatício serão gerados no arquivo S-2300.
Durante o processo, ou seja, se o status da rotina estiver Em andamento, não será permitido alterar os respectivos cadastros.
IOB Diagnóstico
Para os usuários que possuem IOB Diagnóstico, o diagnóstico será realizado antes da transmissão e no caso de inaptidão não haverá transmissão até que o cadastro seja considerado apto.
A ferramenta está disponível em todos os cadastros de transmissões ao esocial e também no Menu eSocial>Módulo IOB Diagnóstico.
Acessando a opção para ver os detalhes, é possível verificar quais funcionários retornaram com erro.
Realizando as devidas correções e estando aptos os cadastros,acesse Menu eSocial > Carga Inicial > Geração de Arquivos Iniciais/Tabelas e Funcionários> e clicar em Gerar .