Como Realizar um novo Cadastro de Produto

Ultima Atualização: 05/08/2024    Artigo de código : 15490             

Para realizar um novo Cadastro de Produto, siga as orientações abaixo:


PASSO 1

Acesse o Menu Cadastros > Produtos/Serviços > ProdutosOu então clique no botão "Produtos", localizado no Menu esquerdo da tela do Faturamento.


PASSO 2

Clique no botão "Incluir", o sistema irá preencher o próximo código do produto automaticamente caso esteja configurado para trabalhar com máscara de código. Caso não esteja, digite o próximo código do seu produtos e para passar para a próxima aba clique na tela "ENTER" do seu teclado.


PASSO 3

Preencha os dados do seu Produto, conforme as orientações abaixo:

Aba Dados Principais

Descrição: Informe o nome do seu produto ou serviço.

Ícone Verde - Copiar dados cadastrais de outro item: Serve para copiar todas as informações do cadastro de um produto já cadastrado no sistema, para esse que está sendo cadastrado agora. Ao clicar nesse ícone, irá abrir a tela de consulta de produtos, selecionando o produto que deseja que seja copiado as informações e confirmando, o sistema irá copiar todas as informações cadastrais ao produto que acabou de ser selecionado, não sendo necessário o preenchimento manual de campo a campo.

Ativo: Selecione essa opção para que o seu produto fique ativo no sistema e consiga incluí-lo nos orçamentos, pedidos e notas. Caso um dia precise desativar esse produto, devido não utilizar mais, poderá tirar essa seleção, deixando esse campo em branco.

Série: Caso o produto seja controlado por série, preencha seu número.

EAN (GTIN) e EAN trib (GTIN): Caso utilize código de barras em seus produtos, informe sua sequência numérica nesses dois campos. Para habilitar os campos para preenchimento do código de barras, verifique a configuração no Menu Outros > Configurações > Gerais 2 opção Utiliza GTIN (Antigo EAN)? deixe selecionado como "Sim".

Unid. de Entrada e Saída: Indique as unidades de medidas correspondentes ao seu produto, conforme o cadastro realizado no Menu Outros > Produtos/Serviços > Unidade de Medida.

Classificação do Item: Selecione uma das sete opções que se enquadra a esse produto, sendo:

- Produção Própria: Produtos industrializados pela Empresa.

- Revenda: Produtos comercializados pela Empresa.

- Industrializado por Terceiro: Produtos que necessitam de acabamento, beneficiamento em outra Empresa.

- Entrada Serviço c/ ICMS: Utilize no caso de notas de entrada de Energia Elétrica ou Conhecimento de Transporte.

- Prestação Serviços: Selecione para cadastro de serviços prestados ou tomados.

- Simples Remessa Sem Total NF: Utilize quando for necessário incluir o produto na nota fiscal, mas o valor não será destacado no total da mesma. Exemplo: Retorno de mercadorias industrializadas.

- Simples Remessa Com Total NF: Para produtos não enquadrados nas classificações acima. Exemplo: venda de ativo imobilizado, mercadoria para conserto, etc.

Grupo e Subgrupo: Pode classificar esse produto, conforme exemplo: Produto Caneta: Posso classificar como Grupo sendo sua marca: "TG", no Subgrupo determinar sua cor "Azul".

Fator de Conversão: Caso as unidades sejam diferentes, por exemplo: entrada em peça e saída em pacote, é habilitado os campos para o Fator de conversão. Indique se deverá ser utilizada uma divisão ou multiplicação no campo Operação e também indique de quanto será esse fator de conversão.

Exemplo: Entrada é feita por Caixa e a saída por Unidade, posso indicar o fator de conversão como Multiplicar e a quantidade 10, neste caso ficará da seguinte forma: A cada caixa que entra no estoque, corresponde a 10 unidade de vendas que posso realizar no estoque.

Moeda Oficial: Indique qual moeda este produto é utilizado, assim se é vendido em outra moeda pode realizar o processo de conversão nos processos do sistema.

Tipo do Item: Indique como será classificado o produto, sendo:

- Produto Final: Pronto para venda.

- Matéria Prima: Necessita de acabamento para venda.

- Produto Terceiro: Produto de outra empresa, não gera faturamento, sendo permitido a empresa determinar através do Menu Outros > Configurações > Gerais 2  na opção: Gerar movimentações de estoque para produtos de terceiros? o usuário poderá selecionar como "Sim" ou como "Não".

CNPJ/CPF Terceiro: Se a opção Produto Terceiro for selecionada, irá habilitar esse campo CNPJ/CPF Terceiro, para que seja selecionado o CNPJ ou CPF do seu fornecedor. 

Embalagens: Para empresas que trabalham com produto que são comprados ou vendidos em embalagens, deve-se informar estes campos como por exemplo:

- Tipo de embalagem: Caixa, granel, etc...

- Itens por embalagem: Quantos produtos são transportados em cada embalagem.

- Peso da embalagem: Sem os produtos.

- Peso líquido: Peso dos produtos sem a embalagem.

- Quantidade de embalagens: Para se transportar um único produto.

Preço de Venda: Indique qual será o preço unitário de venda para o produto. Ao indicar o percentual de margem de lucro, o sistema efetua o cálculo automático, por exemplo: Se deseja trabalhar com Valor e Margem Mínima e Máxima, deverá configurar como "Sim" a configuração no Menu Outros > Configurações > Gerais 2 a opção: Utiliza Vlr. Máx. de Venda e Vlr. Mín de Venda no Orç./Ped. de Venda/Nota Fiscal?

Exemplo: Preço de Custo ou Valor Unitário R$ 100,00

% Margem de Lucro 20%

Valor de Venda = {100,00 x [1 + (20/100)]}

Valor de Venda = {100,00 x [1 + 0,20]}

Valor de Venda = {100,00 x 1,20}

Valor de Venda = 120,00


Conta contábil: Este campo apenas deve ser preenchido somente se possuir integração com o módulo Financeiro e este possuir integração com o Módulo Contábil da IOB, sendo (Minha Gestão Contábil, Office Contábil e ou Cordilheira), neste caso deve indicar qual é a conta contábil referente a este produto no plano de contas.

Data Cadastro: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, conforme dados da máquina.

Última Entrada: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, quando for criada nota fiscal de entrada ou um pedido de compra no sistema.

Última Saída: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, quando for realizado uma saída deste produto no sistema através de uma nota de venda, pedido de venda, dependendo da configuração determinada no Menu Outros > Configurações > Pedido de Venda na opção: Atualiza data última compra do cadastro de cliente pelo Pedido de Venda?

Código Anterior Produto: Quando se cadastra um novo produto que irá substituir outro que será descontinuado deve-se preencher este campo com o código que será substituído.

Comissão: Este campo só será habilitado se a configuração dentro do Menu Outros > Configurações > Gerais 1 na opção: Comissão no Pedido de Venda e Nota Fiscal (P - Produto / V - Vendedor)? estiver selecionada a opção P - Produto. Caso a comissão nessa empresa seja por vendedor e estiver selecionada a opção V - Vendedor, este campo permanecerá neblinado. 

Índice: Indique uma classificação deste produto para realizar filtro em relatórios.

Foto: Poderá inserir a foto do seu produto, lembrando que o sistema orienta que seja no formato .bmp (bitmap) ou .jpg (Joint Photographics Experts Group), pois não aceita em outro formato. No caso do tamanho é sugerido 204x210 pixels. Inserindo a foto pode realizar a impressão de relatório ou orçamento com a foto do produto. CLIQUE AQUI e siga o passo a passo de como realizar a inclusão da foto do seu produto.


Aba Tributos - Geral

Esta aba é utilizada para configuração de tributos do produto, alguns campos são de preenchimento obrigatório, caso não sejam preenchidos corretamente, irão afetar diretamente na emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Em caso de dúvidas sobre o que deve ser preenchido nesses campos pela sua empresa, solicitamos que verifique essas informações com a sua contabilidade.

Classificação Fiscal (NCM): Significa Nomenclatura Comum do Mercosul, os códigos NCM são usados para classificar itens de acordo com os regulamentos do Mercosul publicados pelo Governo do Brasil e usados para determinar a alíquota do IPI.

Código de Tributação: São 7 códigos preestabelecidos, que determinam se o ICMS e o IPI serão tributados para este produto, parâmetro interno do sistema, não será apresentando em XML + DANFE , somente para que o sistema efetue os cálculos internos dos impostos.

C.F.O.P. (PDV): informar o CFOP utilizado para emissão de Cupom Fiscal, NFC-e ou CF-e na venda deste produto.

Este campo estará disponível para empresas que possuem Integração com o Módulo PDV, para emissão de Cupom Fiscal, NFC-e ou CF-e.

C.F.O.P. DentroC.F.O.P. Fora: Se dentro do Menu Outros > Configurações > Aba Nota Fiscal > a opção: Considerar CFOP do Cadastro de Produto na NF? estiver selecionada como "Sim", ao emitir Notas Fiscais de saída, o sistema irá considerar o C.F.O.P. de Dentro, se o seu cliente for do mesmo estado que a sua empresa e o C.F.O.P. Fora, se o seu cliente for de outro estado. Se algum item não tiver o C.F.O.P. Dentro e o C.F.O.P. Fora preenchido, o sistema irá acatar o C.F.O.P. informando dentro do cadastro de Tipo de Nota, no Menu Cadastros > Outros Cadastros > Tipos de Notas.

Situação Tributária A: Informe se o seu produto é nacional ou estrangeiro, de acordo com os Código da Tabela estabelecida pelo SEFAZ. CLIQUE AQUI para visualizar quais são os códigos das situações tributárias.

Situação Tributária B: Indica de qual forma será calculado o ICMS, no caso de empresa do Regime Normal (Lucro Real e Presumido), de acordo com a Tabela estabelecida pelo SEFAZ. CLIQUE AQUI para visualizar quais são os códigos das situações tributárias.

Código de Situação da Operação - Simples Nacional (CSOSN): Esse campo é de preenchimento obrigatório para empresas que estão enquadradas no Regime de Simples Nacional. Esse campo só é habilitado quando no Cadastro da Empresa > aba Dados Fiscais\eCRM > o campo Simples Nacional estiver selecionado como "Sim"CLIQUE AQUI para visualizar quais são os códigos CSOSN.

IPI %: Informe qual é a alíquota de IPI para esse produto, caso ele seja um produto industrializado ou importado.

Situação Tributária IPI: Informe a categoria de tributação do IPI para este produto. Conforme tabela já cadastrada pelo sistema. CLIQUE AQUI para visualizar quais são os códigos das situações tributárias do IPI.

Cod. Enq. IPI - Código de Enquadramento IPI: O código de enquadramento é obrigatório em todos os produtos, será preenchido manualmente de acordo com a situação tributária do IPI, no caso de dúvidas, consulte a nota Técnica 2015/002. Para verificar qual código de enquadramento deverá utilizar na emissão da nota fiscal, clique no ícone azul "i", que está ao lado direito do campo Cod. Enq. IPI, que o próprio sistema irá apresentar as informações com os códigos.

ICMS %: Informe qual é a alíquota interna deste produto para recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviço de Transporte Intermunicipal, Interestadual e Comunicação. Caso a sua empresa seja optante pelo Simples Nacional, a porcentagem da alíquota DASN deverá ser informada dentro do Cadastro da Empresa > aba Dados Fiscais\eCRM > campo Aliq. DASN.

Ad. Aliq. ICMS%: Informe o percentual Adicional da Alíquota do ICMS, quando se tratar de produto que tenha o adicional da alíquota referente ao F.E.C.P, Fundo Estadual de Combate a Pobreza para empresas do Rio de Janeiro, está informação será utilizada somente para exportação para o sistema E-Fiscal, Layout 2.0.

Dif. Parc %: Informe a porcentagem do Diferimento Parcial, caso o seu produto tenha o diferimento.

Red. ICMS %: Para o cálculo da redução na base do ICMS, informe à alíquota da redução nesse campo.

Red. Base ICMS: Selecione "Sim" nesse campo para que o sistema realize a redução na Base de ICMS, caso o seu produto tenha essa redução.

Tipo de Cálculo de Red. Base de ICMS: Selecione qual o tipo de cálculo que o seu produto possui, para que seja feita a redução na base do ICMS nesse produto: Cálculo Padrão, ICMS nº 052/91 e 030/03 ou RICMS/91, lei compl. 87/96. CLIQUE AQUI para verificar os tipos de cálculos de Redução na Base de ICMS que o sistema realiza.

Alíq. por UF?: Opcional, caso já trabalhe com essa configuração deverá realizar as alterações referentes as tributações e alíquotas do ICMS.

- SIM: Quando selecionado deverá realizar o preenchimento da sub-aba Alíquotas por Estado. CLIQUE AQUI para acessar o passo a passo desta configuração.

- NÃO: Quando selecionado deverá realizar o preenchimento do Cadastro da Tabela Padrão de Alíquotas/Estado. CLIQUE AQUI para acessar o passo a passo desta configuração.

ISS % (ECF) : O campo alíquota do ISS estará disponível para empresas que são emitentes de cupom fiscal. Para ativar esse campo, selecione "Sim" no Menu Outros > Configurações > aba Gerais 2 > Utiliza ECF?.

Red. ISS % e Red. INSS %Para o item classificado como prestação de serviço será ativado os campos Redução INSS % e Redução ISS % para registrar as respectivas alíquotas de redução na base de cálculo, quando for o caso.

Informações sobre Substituição Tributária: A Substituição Tributária (ST), é o regime pelo qual a responsabilidade pelo ICMS devido em relação às operações ou prestações de serviços é atribuída a outro contribuinte.

Cód. Especificador ST: Preencha o campo com o código CEST indicando assim as mercadorias que estão sujeitas a Substituição Tributária e a Antecipação do recolhimento do imposto, permitindo ao Fisco o controle dos valores de ST, mais informações sobre o assunto está na Lei Complementar 147/2014. CLIQUE AQUI para saber mais informações.

Subs. Trib. (%): Informe a porcentagem % do IVA (Índice de Valor Agregado).

Subs. Trib. (Valor): Caso o cálculo da ST seja feito por valor e não por porcentagem, informe o Valor Substituição Tributária (Margem de Valor Agregado).

Red. Base Subs. Trib.? Se o seu produto tiver redução na Base da Substituição Tributária, selecione a opção "Sim". Caso contrário, deixe selecionada a opção "o".
Red. Subst. Trib %: Para o cálculo da redução na base do ICMS por substituição tributária, informe à alíquota da redução neste campo.

IPI na Base ST?: Selecione "Sim", caso o IPI componha o cálculo de Base de ST.

Ind. Escala Relevante e C.N.P.J Fabricante: esses dois campos somente serão habilitados para preenchimento, quando o campo "Cód. Especificador ST (CEST)" estiver preenchido.

Ind. Escala Relevante: Informar "Sim" ou " Não".

Sim: Produzido em Escala Relevante.

Não: Produzido em Escala NÃO Relevante.

C.N.P.J Fabricante: Informar o CNPJ do Fabricante da Mercadoria. O mesmo deverá estar cadastrado no sistema para que seja possível a seleção e vinculo ao cadastro do produto.

O Campo "CNPJ" torna-se de preenchimento "Obrigatório" quando "Ind. Escala Relevante" igual a "Não". Caso tente "Gravar" o produto sem a informação apresentará a mensagem Informativa abaixo:


Cod. Benefício Fiscal: O preenchimento do Código Benefício Fiscal  "Não é obrigatório", somente quando possui "Exigência" do Estado (UF). Conforme o convênio 52/2017 cláusula 23 item IV, refere-se ao credenciamento na unidade federada de destino da mercadoria.

O contribuinte deverá verificar com a Secretaria da Fazenda do Estado, se é obrigatório para seu Estado (UF) e qual a Tabela vigente.

Conforme Nota Técnica 2016.002 versão 1.42, o campo Cód. de Benefício Fiscal na UF aplicado ao item deve ser utilizado o mesmo código adotado na EFD e outras declarações, nas UF que o exigem.

Considerar Créditos de Tributos p/ cálculo do último Custo nas Notas Fiscais de Entrada: Os campos Crédito de ICMS, IPI, PIS, COFINSCSLL e I.I p/ NFE, serão utilizados para cálculo do custo do produto das Notas Fiscais de Entrada. Para mais detalhes, clique no ícone azul "i", que está ao lado direito do campo I.I.

Código de Barras próprio ou de terceiros que seja diferente do padrão GTIN: Caso a sua empresa trabalhe com um código de barras próprio ou de terceiros, que sejam diferentes do padrão GTIN utilizado na aba anterior Dados Principais, campos EAN (GTIN) e EAN. Trib (GTIN). Poderá preencher o Cód. Barra com o código de entrada e o Código Barra Trib. com o código de saída.


Aba Tributos - Pis/Cofins

Nesta aba deve indicar como será a tributação do PIS e COFINS do produto.

Os campos de Situação Tributária PIS e COFINS são obrigatórios:

Situação Tributária PIS: Informar a categoria de tributação do PIS. CLIQUE AQUI para visualizar quais são os códigos das situações tributárias do PIS.

PIS %: Informe a alíquota de tributação do PIS. Também poderá informar uma única vez no Cadastro do Tipos de Nota > Aba Serviços e Retenções, assim ele acatará a mesma alíquota para todos os produtos nos processos de Orçamento / Pedido de Venda e Nota Fiscal.

Situação Tributária COFINS: Informar a categoria de tributação do COFINS. CLIQUE AQUI para visualizar quais são os códigos das situações tributárias do COFINS.

COFINS %: Informe a alíquota de tributação do COFINS. Também poderá informar uma única vez no Cadastro do Tipos de Nota > Aba Serviços e Retenções, assim ele acatará a mesma alíquota para todos os produtos nos processos de Orçamento / Pedido de Venda e Nota Fiscal.

IPI - PIS/COFINS por pauta: Esse campo é reservado para produtos que são mensurados em Mililitros (bebidas, por exemplo), do qual o recolhimento dos impostos não é calculado por unidade, mas sim por ML.

Exemplo: Uma empresa comercializa refrigerantes e um fardo é composto por 6 latas de 600 ml cada lata. Ao tributar o ICMS deverão ser considerados 6 unidades, mas se a empresa trabalhar por pauta, então para o IPI, PIS e COFINS deverão ser considerados 3600 ml e deverá ser destacado neste cadastro o ML por lata.

Para preenchimento das informações habilite os campos IPI e PIS/COFINS, depois indique os valores que devem ser considerados para recolhimento.

ML Produto: Indique a quantidade de mililitros por unidade. Para mais detalhes, clique no ícone azul "i", que está ao lado direito desse campo.


Aba Estoque

Na aba Estoque do cadastro de seus Produtos, pode visualizar o Saldo Atual do Produto e todas suas movimentações.

Saldo Atual : É apresentado neste campo a quantidade disponível em seu estoque atualmente.


Quando a configuração dentro do Menu Outros > Configurações > aba Estoque > opção: "Controlar o Estoque em Poder de Terceiros" estiver selecionada como "Sim", a movimentação será feita pelos processos onde indica os departamentos cadastros como Terceiro.

Saldo Atual: Substitui o campo Saldo Atual;

Saldo com Terceiro: Indica a quantidade desse produto que está alocada em Departamento em poder de terceiro. 

Saldo Total: Realiza a somatória do saldo disponível e saldo com terceiro.

Detalhes: Ao clicar na opção, o sistema detalha a quantidade que possui em cada departamento desse produto. Conforme exemplo a seguir:


Código Local de Estoque: Campo apenas informativo, poderá indicar onde está o produto no seu estoque físico. O cadastro de Local de Estoque é realizado no Menu Cadastros > Produtos/Serviços > Local de Estoque.

Estoque Mínimo: É a quantidade mínima que se deve ter no estoque para este produto, por exemplo se o estoque mínimo é 5 unidades/quilos/litros (depende da forma de trabalho da empresa), isto significa que quando o saldo deste produto chegar a 5 o usuário poderá visualizar em relatórios dizendo que o saldo atingiu o mínimo exigido pela empresa.

Através do relatório no sistema do Estoque: Menu Relatórios > Auxiliares > Materiais abaixo do mínimo, irá visualizar esta informação.

Estoque Máximo: Na mesma regra do estoque mínimo, o sistema informa através de relatório, quando a quantidade do produto atinge a quantidade máxima estipulada pelo usuário.

Através do relatório no sistema do Estoque: Menu Relatórios > Auxiliares > Materiais acima do máximo, irá visualizar esta informação.

Ponto de Pedido: É a quantidade estipulada pelo usuário para que o sistema informar o momento em que se deve realizar uma nova compra do produto, para que não fique abaixo do Estoque Mínimo.

Lote Mínimo de Compra: Caso a sua empresa trabalhe com controle de lote, poderá estipular uma quantidade de lote mínimo, quando for realizar alguma compra.

Tipo de Inventário: Campo utilizado apenas para integração com o Módulo Fiscal, cadastro feito no Menu Cadastros > Outros Cadastros > Tipo de Inventário.

Último Custo: O campo é atualizado a cada nota de entrada realizada, conforme configuração no Menu Outros / Configuração / Aba Estoque  e no Cadastro de Produto / Aba Tributos, no quadro Considerar Crédito de Tributos para Cálculo do Último Custo nas Notas Fiscais de Entrada. O resultante do valor de entrada, menos os impostos, conforme configurado no sistema.

Exemplo: Valor total produtos - Impostos (IPI / PIS / COFINS / ICMS) / Quantidade = Último custo.

Valor Unitário: O campo é atualizado a cada movimentação de entrada, indicando sempre qual foi o último valor unitário do produto.

Dias para entrega: Informe a quantidade de dias que leva para a entrega desse produto.

Controla Lote/Série: Caso a sua empresa faz controle de lotes com prazo de validade para este produto (sistema PEPS e UEPS), então neste campo informe Lote se o produto tiver um número de série que seja controlado, informe a Série.

Controla Validade?: Caso a sua empresa realize o controle de validade por Lote/Série, selecione a opção "Sim". Se esse controle não for realizado, selecione a opção "Não".

Rastreabilidade NF-e: Se deseja rastrear essas informações do Lote/Série e Validade nas NF-e emitidas, selecione a opção "Sim". Se esse controle não for realizado, selecione a opção "Não".

Movimentações: Nesta tela serão apresentadas todas as saídas e entradas deste produto no sistema, seja ela por compra, venda devolução, requisição, ordem de produção, saldo inicial, ajustes e digitação de saldo inventário.


Aba Complemento

Nesta aba podemos inserir informações adicionais referente este produto ou dos componentes do produto, temos até 15 linhas para trabalhar estas informações. As informações inseridas neste campo, sairão impressas logo abaixo da descrição do produto, como por exemplo em orçamentos, pedidos, etc., desde que ao inserir o produto no processo o usuário habilite para "Sim" o campo Complemento.


Aba Composto

Trata-se de mais um campo complemento referente a Composição do item:

Exemplo: Se vende um computador, o que vem na caixa?
- Cabo.
- Monitor.
- HD.
- Teclado.


Aba Ficha Técnica

Esta aba serve para inserir dados de características detalhadas do produto, por exemplo: se um produto tem uma composição química, poderá citar informações de sua composição.


Importante: Para as empresas que irão entregar o Bloco K (Registro de Controle de Produção e do Estoque), e que possuem composição química entre outras do produto, deverão preencher esta aba para que apresente no arquivo para envio no SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).


Aba Sintegra/Outros

Preenchimento para os produtos que deverão gerar arquivo Magnético para Sintegra e Exportação para o sistema Escrita Fiscal (Office).

Quadro Sintegra - Período de Validade das Informações do Produto (Sintegra)

Data Inicial e Final: É o prazo de validade das informações referente a este produto no Sintegra.

Exportação para E-fiscal: Informe "Sim" neste campo caso queira que estes dados sejam exportados para o sistema Office Escrita Fiscal.

Exportação para E-fiscal

Exportar: Se for realizar a exportação para o sistema E-fiscal, selecione a opção "Sim" neste campo. Caso contrário, selecione "Não".

Apuração IPI: Se for realizar a exportação para o E-fiscal, indique como será feita a apuração do IPI, sendo Mensal, Decendial ou Mensal/Decendial.

Quadro Outros Detalhamentos do Produto:

Cód. Gênero: O sistema já traz uma lista cadastrada de gêneros, do qual deve estar informado para poder realizar geração do arquivo magnético. O preenchimento é feito de forma automática, quando se indicou um código de NCM na aba Tributos.

Para os Códigos de Gêneros 27, 29, 34 e 38, deve ser obrigatoriamente informado o Código SEFAZ e o Código ANP, o sistema já possui a tabela com a informações.

N° Registro CODIF, UF, % GLP, % Gás Natural, %Gás Importado e Valor de Partida: Também deverão ser preenchidos quando o Código de Gênero for 27, 29, 34 ou 38.

Tipo do Produto: Preenchimento obrigatório, o sistema irá classificar conforme o Tipo de Item preenchido na aba Manutenção, porém pode realizar a alteração desde que seja conforme o produto.

Anvisa Código: Caso a sua empresa tenha o código na Anvisa, poderá realizar o preenchimento neste campo.

Tipo de Incidência PIS/COFINS: Deve indicar qual o tipo de incidência, sendo Acumulativa ou Não Acumulativa, esta opção apenas habilita se no Cadastro da Empresa > Dados Fiscais\eCRM > se a opção Empresa Mista? estiver selecionada como "Sim".

Decreto nº3160 de 01.08.2008: Indica sobre os assinantes do Regulamento do ICMS para o estado do Paraná.

Dados de Livros São informações para controle de livrarias e será habilitado ao informar "Sim" na opção: Gerar arquivo movimento de lote/ Campos para livro no cadastro de produto (FEAL)? dentro do Menu Outros > Configurações > Aba Gerais 1. Sendo a empresa do ramo de livraria, será necessário preencher o ISBN e a Quantidade de Páginas.


Aba RPS/NFS-e

Esta aba é utilizada apenas para os produtos classificados na aba Manutenção com a opção Classificação: 5- Prestação de Serviços, para alguns Municípios é habilitado essa Aba RPS/NFS-e para preenchimento dos campos.

Serviço - LC 116/2003: Selecionar o serviço conforme lista já cadastrada no sistema, conforme a Lei Complementar 116 de 2003.

Carga Aproximada Tributos - Lei 12.741/2012: Se deseja que no RPS apresente o valor aproximado dos tributos, informe manualmente as cargas tributárias conforme o serviço cadastrado.

Importante: Ao realizar o preenchimento de um dos campos, deverá preencher a data de Início, data de validade, a fonte e a chave. CLIQUE AQUI para verificar o passo a passo.

Código Serviços (RPS) e Descrição Serviços (RPS): Os campos serão preenchidos automaticamente, conforme código selecionado no campo Serviço, porém se o código não constar na lista, poderá realiza o preenchimento manualmente.

Código de Atividade Municipal (RPS): Indique o código municipal do serviço cadastrado, pode variar de município para município, neste caso se possui dúvida verifique junto a prefeitura da sua cidade.

Cod. Benefício Fiscal: Se o seu serviço prestado tiver o Código de Benefício Fiscal, poderá informar nesse campo. Para mais detalhes, clique no ícone azul "i", que está ao lado direito desse campo.


Aba Fator por Forn.

A aba Fator por Fornecedor serve para inserir dados exclusivos de cada fornecedor, que disponibiliza um mesmo produto para sua empresa. Como por exemplo, valores diferentes entre fornecedores e fator de conversão diferentes entre os fornecedores.

Clique na tecla "INSERT" do seu teclado para inserir um novo fornecedor à este produto.

Na tela de Itens da Lista preencha os campos com as seguintes informações:

Fornecedor: Selecione o Fornecedor que também disponibiliza este produto para a sua empresa.

Código Produto Fornecedor: informe o código desse produto no fornecedor, para cada fornecedor este mesmo produto tem códigos diferentes, informe o código que corresponde ao fornecedor que está sendo inserido. Este campo também é importante para realização da importação do arquivo XML.

EAN (GTIN) Entrada: Informe a sequência numérica que corresponde ao código de barras deste produto no momento de sua entrada.

Unidade de Entrada: Preencha a medida de grandeza deste produto quando ele é adquirido deste fornecedor (quilos, litros, metros, etc...).

Unidade de Saída: Preencha a medida de grandeza deste produto quando ele é vendido ou usado na composição de um produto final (quilos, litros, metros, etc...).

Operação: Recurso habilitado automaticamente quando a unidade de saída e entrada são diferentes.

Multiplicar: Selecione esta opção quando a quantidade que está entrando renderá uma quantidade maior na saída. Exemplo: Compro em caixas e vendo em unidade. Comprei 5 caixas, contendo, cada caixa, 10 unidades de um produto. Isto me rende 50 unidades deste produto para venda.

Dividir: Selecione esta opção quando a quantidade que está entrando renderá uma quantidade menor na saída. Exemplo: Compro em metros e vendo em peças. Comprei 1000 metros de um tecido que me permitiu costurar 200 vestidos para venda.

Fator Conversão: Informe a que quantidade que será multiplicada ou dividida uma mercadoria, quando houver a conversão. Exemplo do multiplicar, compro 5 caixas que corresponde a 50 unidades para venda, fator de conversão "10".

Valor Material: Informe o valor do produto neste fornecedor.

Dias para Entrega: Informe quantos dias este fornecedor leva para entregar a mercadoria.

Ativo: Informe "Sim", caso este fornecedor continua distribuindo produtos para sua empresa e "Não", caso ele não esteja mais distribuindo este produto para sua empresa.


Aba Similares

A aba Similares serve para o usuário incluir produtos que sejam similares a esse do cadastro, para que se ocorrer se não ter estoque desse item, possam verificar quais são os itens similares para uma possível substituição.

Clique na tecla "Insert" do seu teclado para inserir um novo Código Similar à este produto.



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